fbpx

IEE se posiciona sobre operação contra empresários: ‘inconstitucional’

Organização empresarial gaúcha realiza anualmente o tradicional Fórum da Liberdade
(Foto: Divulgação / IEE)

Compartilhe

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE), sediado em Porto Alegre, e conhecido por organizar anualmente o Fórum da Liberdade, se manifestou em nota sobre a operação da Polícia Federal autorizada pelo Supremo Tribunal Federal contra empresários na última terça-feira (23).

No texto, enviado à imprensa, o IEE afirma que a decisão “é claramente inconstitucional” e que ela se “torna ainda mais vil quando realizada por um ministro que deveria ser o guardião da Constituição”.

“Independentemente do posicionamento político dos empresários alvos da operação, o IEE entende que a liberdade de expressão e o Estado de Direito são direitos invioláveis para QUALQUER cidadão. Cabe a nós termos a posição contrária a toda e qualquer intervenção que viole os nossos valores. Esta é a integridade que a nossa instituição demonstra há quase 40 anos”, destacou o grupo.

Leia também:  O governo não vai baixar os juros

A instituição também pediu que o Senado “se atente ao ocorrido e que exerça o seu papel como ente fiscalizador do STF, reagindo a quaisquer abusos contra a liberdade dos brasileiros”.

Como já noticiado pelo Boletim da Liberdade, outra instituição que congrega empresários que também reagiu contra a operação foi a Associação Comercial do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais do país e fundada em 1808.

A operação da Polícia Federal autorizada pelo STF, por sua vez, corre em segredo de justiça. Ela foi deflagrada após a divulgação de mensagens em que empresários que apoiam o presidente Jair Bolsonaro teriam, em hipótese, aventado a possibilidade de um golpe militar para evitar a volta do PT.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?