fbpx

Coluna Panorama – Nº 74 – 18/07/2022

Coluna Panorama
Coluna de notas do mundo político, econômico e cultural, exclusiva para assinantes do Boletim da Liberdade e atualizada todas as segundas-feiras pela manhã

Repercussão

O Boletim da Liberdade foi um dos primeiros veículos a comunicar a internação e, depois, o falecimento de Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial. Para surpresa de muitos, contudo, a morte ganhou grande espaço na imprensa tradicional. Foi, inclusive, notícia no Jornal Nacional, da Globo, telejornal de maior audiência do país. 

Por outro lado

As publicações frequentemente destacavam que Luiz era bisneto da Princesa Isabel e, em alguns casos, como no JN, que era o Chefe da Casa Imperial. Mas, na prática, pouco ou nada explicou-se sobre o que representa o respectivo órgão: ser o representante e “protetor” dos descendentes que teriam direitos dinásticos e que seu Chefe, como o caso de Luiz, é sempre aquele que seria o Imperador caso o Brasil fosse uma monarquia. O último falecimento de um Chefe da Casa Imperial, aliás, foi em 1981.

Assine o Boletim da Liberdade para continuar lendo

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes. Caso você já seja um assinante, clique em "Minha Conta" ou no botão "Login" e coloque seu e-mail de assinante.

Assine

Assine o Boletim da Liberdade
e tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos.

Já sou assinante

Faça seu login e tenha acesso ao
conteúdo exclusivo para assinantes
Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?