fbpx
PUBLICIDADE

Coluna Panorama – Nº 74 – 18/07/2022

Coluna de notas do mundo político, econômico e cultural, exclusiva para assinantes do Boletim da Liberdade e atualizada todas as segundas-feiras pela manhã

Repercussão

PUBLICIDADE

O Boletim da Liberdade foi um dos primeiros veículos a comunicar a internação e, depois, o falecimento de Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial. Para surpresa de muitos, contudo, a morte ganhou grande espaço na imprensa tradicional. Foi, inclusive, notícia no Jornal Nacional, da Globo, telejornal de maior audiência do país. 

PUBLICIDADE

Por outro lado

As publicações frequentemente destacavam que Luiz era bisneto da Princesa Isabel e, em alguns casos, como no JN, que era o Chefe da Casa Imperial. Mas, na prática, pouco ou nada explicou-se sobre o que representa o respectivo órgão: ser o representante e “protetor” dos descendentes que teriam direitos dinásticos e que seu Chefe, como o caso de Luiz, é sempre aquele que seria o Imperador caso o Brasil fosse uma monarquia. O último falecimento de um Chefe da Casa Imperial, aliás, foi em 1981.

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?