fbpx
PUBLICIDADE

Menos de 20% dos municípios já têm Lei da Liberdade Econômica, diz ILISP

Evento em Brasília que contou com a participação do Instituto Livre Mercado disponibilizou dados públicos sobre o tema
Centro de São Paulo antes da quarentena (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

O Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) lançou nesta quarta-feira (29), em Brasília, junto com o Instituto Livre Mercado e a Frente Parlamentar do Livre Mercado, o “Mapa da Liberdade para Trabalhar”.

PUBLICIDADE

A organização, dirigida por Marcelo Faria, fez um balanço da aprovação da Lei da Liberdade Econômica em mais de 3.000 municípios brasileiros – e o resultado não é animador.

De acordo com o levantamento, apenas 15,2% dos municípios mapeados tiveram a lei aprovada até o dia 28 de junho de 2022. O número é especialmente ruim levando em consideração que parte do impacto previsto pela legislação federal, aprovada em 2019, como a dispensa de alvará, precisa da aprovação local para entrar em vigor.

PUBLICIDADE

Leia também:  Número de usuários do Pix chega a 51 milhões em março

Positivamente, segundo o instituto, se destacam os municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Minas Gerais. Por outro lado, no Norte e Nordeste, há baixa aprovação.

Dentre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes que ainda não contam com aprovação de uma legislação municipal, estão Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Belém (PA), Guarulhos (SP) e São Gonçalo (RJ).

“A ideia desse projeto surgiu porque a Lei Federal dá margem para os municípios liberarem mais ou menos atividades [de alvará]. Mas, na prática, o que a gente vê é que apesar da Lei Federal e das Leis Estaduais, o município não está nem aí. É o município que define, no fim das contas, se vai liberar mais ou menos atividades, inclusive nenhuma”, explicou Faria, presidente do ILISP, que complementou que foram mapeadas à mão as mais de 3.000 cidades.

PUBLICIDADE

Leia também:  Balança comercial registra superávit de US$ 5,44 bilhões em julho

Para saber mais sobre o Mapa da Liberdade para Trabalhar, clique aqui.

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?