fbpx
PUBLICIDADE

Eleição em Alagoas poderá ter candidatos independentes: entenda

Exceção decorre do fato de que a Assembleia Legislativa escolherá o cargo de forma indireta e filiação partidária não foi requisito
O influenciador Carlinhos Monteiros foi um dos nomes independentes que se inscreveram para a eleição indireta (Foto: Reprodução/Instagram)
PUBLICIDADE

O estado de Alagoas poderá escolher o próximo governador entre candidatos independentes.

PUBLICIDADE

A situação, que provoca estranhamento, se dá pelo fato de que haverá eleição indireta para o cargo após a renúncia de Renan Filho (MDB), que deve concorrer ao Senado. O vice-governador, por sua vez, já havia renunciado em 2020.

Como reporta uma matéria do jornal “O Globo” desta terça-feira (3), ao todo já se inscreveram para a disputa 24 nomes, desde políticos tradicionais a influenciadores digitais.

PUBLICIDADE

As únicas regras definidas para ser candidato são ter mais de 30 anos de idade, ser brasileiro e ter se inscrito até a última sexta (29).

O novo governador, quando eleito, contudo, ficará no cargo até o fim do ano. A eleição de 2022 seguirá o modelo tradicional.

Leia também:  STF determina filiação partidária em eleições em Alagoas

O direito à candidatura política sem filiação partidária, como noticiado pelo Boletim da Liberdade, é alvo de processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos e poderá ser julgada, em breve, com repercussão geral pelo Supremo Tribunal Federal.

PUBLICIDADE

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?