fbpx

Eleição em Alagoas poderá ter candidatos independentes: entenda

Exceção decorre do fato de que a Assembleia Legislativa escolherá o cargo de forma indireta e filiação partidária não foi requisito
O influenciador Carlinhos Monteiros foi um dos nomes independentes que se inscreveram para a eleição indireta (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe

O estado de Alagoas poderá escolher o próximo governador entre candidatos independentes.

A situação, que provoca estranhamento, se dá pelo fato de que haverá eleição indireta para o cargo após a renúncia de Renan Filho (MDB), que deve concorrer ao Senado. O vice-governador, por sua vez, já havia renunciado em 2020.

Como reporta uma matéria do jornal “O Globo” desta terça-feira (3), ao todo já se inscreveram para a disputa 24 nomes, desde políticos tradicionais a influenciadores digitais.

As únicas regras definidas para ser candidato são ter mais de 30 anos de idade, ser brasileiro e ter se inscrito até a última sexta (29).

O novo governador, quando eleito, contudo, ficará no cargo até o fim do ano. A eleição de 2022 seguirá o modelo tradicional.

O direito à candidatura política sem filiação partidária, como noticiado pelo Boletim da Liberdade, é alvo de processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos e poderá ser julgada, em breve, com repercussão geral pelo Supremo Tribunal Federal.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?