fbpx

Google alerta clientes sobre projeto no Congresso

Na avaliação do presidente do Google Brasil, Projeto de Lei das Fake News, apesar do intuito relevante, corre o risco de "facilitar a ação das pessoas que querem disseminar desinformação"
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhe

O Google Brasil enviou um e-mail nesta terça-feira (22) para seus milhares de anunciantes no país. A ideia foi alertar sobre o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como Projeto de Lei das Fake News.

Reconhecendo a importância de “debater soluções” para a desinformação, a big tech alertou que o Congresso Brasileiro está “fazendo isso sem considerar as consequências negativas e indesejadas” do projeto.

Para o Google, o projeto pode “facilitar a ação de pessoas que querem disseminar desinformação” e “tornar mais difícil que veículos de comunicação de todo o país alcancem seus leitores”.

A companhia destacou ainda que a iniciativa poderá “limitar a capacidade das empresas brasileiras de usarem a internet para alavancar seus negócios” e que “milhares de pequenas e médias empresas do Brasil […] terão dificuldades em aumentar suas vendas com a ajuda da publicidade on-line”.

Leia também:  Nova lei cria Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental

“Isso [poderá ocorrer] porque o projeto de lei impede as plataformas de publicidade de usar informações coletadas com o consentimento dos usuários para conectar empresas com potenciais consumidores. Dessa maneira, os anúncios digitais podem gerar menos vendas e as empresas pequenas terão de investir mais para alcançar o mesmo número de clientes, ou seja, ficará mais difícil para elas prosperarem”, diz a carta, assinada por Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

O PL 2630/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB/SE), busca instituir a “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet” e está aguardando a constituição de comissão temporária pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?