fbpx

Putin ordena envio de tropas russas a regiões da Ucrânia

Para justificar o ato, russos reconheceram a independência de duas regiões disputadas na Ucrânia e afirmaram que tropas são "missão de paz"
(Foto: Alan Santos/PR)

Compartilhe

O presidente russo Vladimir Putin anunciou na noite desta segunda-feira (21) em um pronunciamento em cadeia nacional de TV que reconhecerá a independência de regiões ao leste da Ucrânia que vinham sob influência de grupos separatistas.

São elas a República Popular de Donetsk e a República Popular de Luhansk.

As regiões são compostas predominantemente por russos e seus descendentes. As áreas já vinham, há anos, sob influência militar dos russos e enfrentando instabilidades na segurança, tendo seus territórios disputados pelo governo ucraniano.

Em decreto logo após o pronunciamento, Putin informou ainda o envio de uma “missão de paz” aos territórios. Para críticos, trata-se de um subterfúgio para justificar a invasão militar ao país vizinho, que vinha se aproximando da Otan.

Para Putin, a Ucrânia é “parte integral da história russa”. Ele criticou o governo ucraniano por, supostamente, ter sido “contaminado pelo vírus do nacionalismo e da corrupção”.

O anúncio é um novo capítulo para a escalada de tensão que vinha ocorrendo com a mobilização militar russa nas fronteiras da Ucrânia e os contínuos alertas do mundo ocidental de uma invasão iminente.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?