fbpx

Datafolha indica vitória de Lula no 1º turno

Novo levantamento feito entre os dias 13 e 16 de dezembro revela que o petista venceria a eleição com facilidade, enquanto que Moro teria menos da metade dos votos de Bolsonaro
Foto: Reprodução/YouTube

Compartilhe

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (16) indica um cenário muito favorável ao ex-presidente Lula (PT) na corrida eleitoral de 2022. De acordo com o levantamento, que ouviu 3.666 eleitores, o petista ganharia a eleição em 1º turno. [1]

Em dois cenários estimulados, o ex-presidente alcança de 47% a 48% das intenções de voto – e sem considerar os votos válidos, que são os computados para definir o vencedor.

Na sequência, vem Jair Bolsonaro (PL), que varia de 21% a 22%, seguido, de longe, por um terceiro pelotão, composto por Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), com 7% e 9%, respectivamente. João Doria, do PSDB, pontua de 3% a 4%, dependendo do cenário.

Leia também:  Justiça proíbe filho de Lula de se aproximar da mulher após denúncia de agressão

Nos levantamentos de segundo turno, o Datafolha aponta também um quadro positivo ao petista. Lula venceria Moro por 57% a 31% (13% anulariam o voto ou não souberam responder) e Jair Bolsonaro por 59% a 30% (11% anulariam o voto ou não souberam responder).

A pesquisa indica tendência já apontada por alguns formadores de opinião de que a estratégia do ex-presidente é tentar buscar uma vitória ainda na primeira etapa, visando reduzir os riscos para um segundo turno.

O desempenho de Sérgio Moro abaixo de 10%, com menos da metade das intenções de voto de Jair Bolsonaro, também é um fato considerável que a pesquisa revela. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Leia também:  Nubank registra recorde e supera Vale em valor de mercado

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?