fbpx
PUBLICIDADE

Código de Defesa do Empreendedor é aprovado em comissão na Câmara

Projeto apresentado em 2020 pela bancada do Partido Novo e pelo deputado Kim Kataguiri (DEM/SP) estabelece obrigações ao Estado, inclusive quanto à desburocratização
Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
PUBLICIDADE

Apresentado em 2020 pela bancada de oito deputados federais do NOVO e pelo deputado Kim Kataguiri (DEM/SP), o Código de Defesa do Empreendedor foi aprovado nesta terça-feira (14) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, o primeiro passo de sua tramitação na Casa. [1]

PUBLICIDADE

O projeto (4783/2020), que contou com parecer favorável do deputado federal Guiga Peixoto (PSL/SP), busca “estabelecer normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício da atividade econômica, assim como disposições sobre a intervenção […] do Estado sobre o exercício de atividades econômicas”.

Entre outras previsões, o texto legal quer instituir como dever do Poder Público “facilitar a abertura e extinção de empresas”, “garantir, tanto quanto possível, a economicidade dos custos de transação referente à obtenção de atos públicos” e a garantia ao “direito ao contraditório e à ampla defesa do empreendedor”.

PUBLICIDADE

Leia também:  Vereador do NOVO aponta 'hipocrisia' de app estatal do Rio

O projeto do Código de Defesa do Empreendedor também busca estabelecer como dever ao Poder Executivo “a criação, promoção e consolidação de um sistema online de licenciamento e autorizações”, bem como a “modernização, inovação, simplificação e desburocratização dos procedimentos de registro, fé pública e publicidade dos documentos exigidos do empreendedor”.

Na justificativa, os parlamentares afirmam que querem mudar “a execerbada interferência do Poder Público na economia” enquanto trazem “simultaneamente desburocratização e segurança jurídica aos empreendedores brasileiros”.

Veja, a seguir, a íntegra do projeto:

PUBLICIDADE

Código de Defesa do Empreendedor – PL-4783-2020
Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?