fbpx
PUBLICIDADE

Movimento cria livro com orientações para criar um grupo de estudos liberal

Entidade é liderada pelo youtuber Raphael Lima, um dos mais populares do ecossistema pró-liberdade; obra foi organizada pelo jornalista Luan Sperandio, head de conteúdo do "Ideias Radicais"
Palestra de Raphäel Lima em evento promovido pelo Grupo Caiapós (Foto: Reprodução / Facebook)
PUBLICIDADE

Se hoje as ideias liberais voltaram a ocupar um espaço relevante no grande debate público brasileiro, em grande medida isso se deve à proliferação, no início da década passada, de pequenas organizações formadas sobretudo por voluntários e dedicadas a difundir os valores da liberdade e formar novos liberais: os grupos de estudo.

PUBLICIDADE

Pensando em orientar novos ativistas e fomentar núcleos país afora, o movimento “Ideias Radicais”, organização liderada pelo youtuber Raphael Lima, do canal homônimo, lançou um e-book em forma de guia.

“Como liderar um grupo de estudos: o guia essencial”, organizado pelo jornalista Luan Sperandio, head de conteúdo do “Ideias”, contém 35 páginas e conta com prefácio de Andre Freo, ex-diretor executivo do Students for Liberty Brasil. O livro é composto por um conjunto de dicas e recomendações que envolvem como organizar eventos, captar recursos e até como manter ativo o engajamento dos grupos.

PUBLICIDADE

Foto: Reprodução

“Lá em Santa Maria, organizamos eventos, grupos de leitura, rodas de discussão e debatíamos mais do que deveríamos. Lembro das incontáveis noites não dormidas antes dos grandes eventos do grupo, nas quais nos divertíamos enquanto trabalhávamos pelos ideais que foram ali postos. Para essa cidade de 300 mil habitantes, levamos Jeffrey Tucker, David Friedman, Ian Vásquez, Deirdre McCloskey e tantos outros palestrantes ao longo dos últimos anos. Quando ingressei, em dezembro de 2016, no quadro de contratações do Students For Liberty, percebi que nossa diversão, noites mal dormidas e atividades bem feitas no interior do Rio Grande do Sul eram também replicadas em todos cantos do mundo”, diz Freo, entusiasmado.

Sperandio, por sua vez, avalia que muitos dos desafios que vivenciou quando fundou seu grupo de estudos liberal “seriam facilitados se tivéssemos acesso a um manual como este”.

“O ecossistema da liberdade no Brasil costuma citar a frase do economista Ludwig von Mises de que ‘somente ideias podem iluminar a escuridão’. Mas, com humildade, ouso discordar: por melhor que sejam as ideias, elas não valem absolutamente nada se não forem bem executadas. De nada adianta termos consciência de que as ideias da liberdade são as melhores para a prosperidade de uma região se não aplicarmos elas em nosso cotidiano”, diz.

Para baixar o e-book gratuitamente, é preciso fazer um cadastro no site do “Ideias Radicais” por meio deste link.

Compartilhe essa notícia:

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

MARCAS APOIADORAS

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?