fbpx
PUBLICIDADE

Corregedor do TSE libera julgamento de cassação da chapa presidencial

Ações movidas pela coligação derrotada no segundo turno pedem condenação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, mas Ministério Público avalia que não merecem prosperar
Fachada do TSE (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

O corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Felipe Salomão, liberou nesta sexta-feira (15) o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. O Ministério Público opinou na quinta-feira (14) que as ações não reúnem elementos suficientes para justificar o desfecho extremo. [1]

PUBLICIDADE

O vice-procurador-Geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco, ponderou que os elementos reunidos não apontam que tenha havido “desequilíbrio” nas eleições em nível suficiente para a cassação. A avaliação do Ministério Público Eleitoral será analisada pelos ministros do TSE.

Em seus relatórios, o ministro Luís Felipe Salomão detalha o andamento das investigações e sistematiza os argumentos em discussão. Cabe ao presidente do tribunal, o ministro Luís Roberto Barroso, agendar o julgamento, sendo que a análise dos dois processos pelo plenário da Corte está prevista para ocorrer ainda em outubro.

PUBLICIDADE

Leia também:  15 de novembro gera reações distintas ao redor de Bolsonaro

As ações foram movidas pelos partidos da coligação derrotada no segundo turno, capitaneada pelo presidenciável Fernando Haddad e sua vice, Manuela d’Ávila: PT, PCdoB e Pros. As três siglas apontam abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação por parte da chapa vencedora.

Os oposicionistas alegam que a campanha de Jair Bolsonaro fez uso ilegal de empresas especializadas em marketing para promover disparos via WhatsApp, de nome e CPF de idosos para registro de chips de celular de forma fraudulenta, compra irregular de cadastros de usuários, entre outras iniciativas indevidas.

Compartilhe essa notícia:

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

MARCAS APOIADORAS

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?