Em uma entrevista concedida nesta quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro falou, pela primeira vez no governo, sobre a possibilidade de se privatizar a Petrobras. [1]
A fala vem um dia após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), também tocar no assunto, como reportado pelo Boletim da Liberdade.
“É muito fácil [falar], ‘aumentou a gasolina, a culpa é do Bolsonaro’. Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, disse.
Na sequência, o presidente destacou”não pode direcionar o preço do combustível”. “Mas, quando aumenta, a culpa é minha!”, reclamou.
Ele também ressaltou que, devido ao aumento no preço do combustível, os governos estaduais também acabaram se beneficiando com o aumento de receita do ICMS, sem reajustar o imposto para interferir menos no combustível.
Durante a campanha de 2018, Bolsonaro já havia tocado no tema. Na ocasião, disse que poderia privatizar a empresa “se não tivesse solução”. [2]
“Eu entendo que a Petrobras é estratégica. Por isso não gostaria de privatizar a Petrobras, esse é o sentimento meu. Agora, se não tiver solução, não tiver um acordo, você não vai ter outro caminho”, avaliou, na época.