fbpx

Marcel van Hattem anuncia voto sobre PEC do voto impresso

Proposta de Emenda Constitucional da deputada federal Bia Kicis (PSL/DF) foi rejeitada na Comissão Especial, mas deve ser votada pelo Plenário da Câmara nesta semana
Marcel van Hattem fala no lançamento de sua candidatura (Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) anunciou na tarde desta segunda-feira (9) que votará favorável à Proposta de Emenda Constitucional do voto impresso. O deputado disse preferir chamar a questão de voto auditável. [1]

O parlamentar comunicou a decisão “em respeito à coerência que sempre teve e ao eleitor que sempre soube desse seu posicionamento”.

Em longa nota publicada em seu site oficial e divulgada nas redes, o parlamentar do NOVO relembrou que foi um dos subscritores da PEC, de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL/DF), ainda no ano de 2019.

Van Hattem também criticou o que chamou de “enorme concentração de poder nas mãos de um único órgão”, referindo-se ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também:  Crítica de Rodrigo Neves, Juliana Benício dá as mãos a ex-prefeito

“O mesmo órgão planeja, organiza, executa e proclama os resultados das eleições, além de ser a instância recursal caso haja dúvidas e a própria instância auditora. Isso não faz sentido!”, reclamou.

Ao longo da nota, o deputado também salientou que, em 2015, uma lei que tratava do assunto “foi aprovada por quase todos os partidos”, tendo inclusive o veto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) derrubado.

“Em novembro de 2016, quando ainda não havia me filiado ao Partido Novo, o próprio partido expressava, nas suas redes sociais, opinião idêntica à minha: ‘Voto eletrônico com comprovante impresso permite a rapidez atual com a possibilidade da recontagem física, se necessário’. Equivoca-se, portanto, quem pensa que essa bandeira possui um ‘dono’, a saber, o presidente Jair Bolsonaro”, pontuou.

Leia também:  Lideranças brasileiras recolhem assinaturas contra censura

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?