fbpx

XP/Ipespe indica desaprovação a Bolsonaro e aumento de vantagem de Lula

Levantamento trouxe ainda questionamento sobre a condução econômica, impeachment, e até cenários eleitorais
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro segue com a rejeição em alta de acordo com a última pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (8).

O levantamento, feito entre os dias 5 e 7 de julho, contou com 1.000 entrevistas e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

De acordo com os dados, 52% dos entrevistados consideram que o governo está “ruim/péssimo”. Além disso, 63% dos entrevistados desaprovam o modo como Bolsonaro administra o Brasil.

Há a compreensão, ainda, que a economia está no “caminho errado” para 59% dos brasileiros. Apenas 30% consideram que a condução econômica está no “caminho certo”.

A CPI da Pandemia também foi alvo de questionamento da pesquisa. 65% dos entrevistados, no entanto, aprovam os trabalhos da comissão.

Sobre o impeachment, 49% se classificaram favoráveis e 45% contrários. 6% não souberam ou não quiseram opinar.

Cenário Eleitoral

A pesquisa da XP/Ipespe também traçou cenários eleitorais. Outra vez, Bolsonaro performou mal.

A vantagem de Lula (PT) sobre o direitista aumentou. Na pesquisa estimulada, com Sérgio Moro (sem partido) e Ciro Gomes (PDT) sendo listados, o petista atinge 38% das intenções votos, enquanto que Bolsonaro 26%, o pedetista com 10% e o ex-juiz com 9%.

Nas simulações de segundo turno, por sua vez, Lula ganharia de Bolsonaro com 49% a 35%. Ciro ganharia do presidente de 43% a 33%. E Sérgio Moro ganharia por 37% a 34%. Bolsonaro, por sua vez, ganharia sobre João Doria por 37% a 34%.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?