fbpx
PUBLICIDADE

Deputado apresenta projeto para impedir que réus integrem CPIs

Na avaliação de Sóstenes Cavalcanti, que é ligado ao pastor Silas Malafaia, ideia do texto é "a preservação da respeitabilidade" das comissões parlamentares de inquérito
Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Fernandes Miranda, e de seu irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). (Foto: Pedro França/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

O deputado federal Sóstenes Cavalcanti (DEM/RJ) apresentou em junho um projeto de lei (PL 2197/21) na Câmara dos Deputados para impedir que réus na Justiça sejam integrantes de CPIs.

PUBLICIDADE

Na avaliação do parlamentar, que lista na justificativa as diversas prerrogativas que as comissões parlamentares de inquérito possuem, “é contraditório que as elevadas funções inerentes aos seus integrantes sejam exercidas por quem tenha contra si, precisamente, acusação de infrigência de normas que se contraponham a tais práticas”.

Sóstenes afirma que impedir um parlamentar de atuar, circunstancialmente, numa CPI por ser réu “não pode ser confundido com o cerceamento da atividade parlamentar ou das prerrogativas inerentes ao cargo”.

PUBLICIDADE

Leia também:  CPI quer indiciar Bolsonaro em 9 crimes: veja quais
Sóstenes Cavalcante (Foto: Claudio Araujo)

“O impedimento de que um parlamentar que ostente a condição formal de acusado em atuar com titular ou suplente em uma CPI visa a preservação da respeitabilidade dessa importante instituição republicana; não atingindo as demais prerrogativas inerentes ao exercício do mandato delegado pelas urnas”, sustenta.

Conservador e ligado ao pastor Silas Malafaia, que por sua vez é apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o projeto de lei é apresentado em um contexto de incômodo do governo com a CPI da Pandemia, que tem como relator o senador Renan Calheiros (MDB/AL).

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

Podcast

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?