fbpx

Internautas enxergam indireta em publicação de Bolsonaro

Presidente foi às redes sociais na noite do domingo (4) e disse que prática de chantagem que seria usada em Cuba poderia estar sendo usada no Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro publicou na noite deste domingo (4) uma mensagem que deixou internautas intrigados. No texto, relata uma prática de chantagem que seria recorrente em Cuba e sugere que, agora, tem ocorrido no Brasil. [1]

“Vamos supor uma autoridade filmada numa cena com menores (ou com pessoas do mesmo sexo ou com traficantes) e esse alguém (‘Daniel’) passe a fazer chantagem ameaçando divulgar esse vídeo. Essa prática de chantagem, muito utilizada em Cuba, se encontra na página 143 do livro ‘A vida secreta de Fidel’ de Juan Reinaldo Sánchez”, escreveu o presidente, com uma fotografia de um trecho do livro.

Na sequência, Bolsonaro afirma que “parece que isso está sendo utilizado no Brasil […] onde certas autoridades tomam decisões simplesmente absurdas, para atender ao chantageador (‘Daniel’)” e que o mecanismo teria “sido importado de Cuba pela esquerda”.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

O presidente, então, vai além. Diz que “quando nada têm contra seu alvo principal, vão para cima de filhos, parentes, e amigos do mesmo”, com “inquéritos e acusações absurdas”. “Daí quebram sigilos, determinam buscas e apreensões, decretam prisões arbitrárias, etc…”, concluiu.

A mensagem, para muitos internautas, foi além de uma breve menção a um livro e sim uma indireta. Segundo alguns, Daniel seria um dos codinomes do ex-ministro José Dirceu, do PT, e a afirmação de Bolsonaro poderia fazer alusão ao petista e eventuais chantagens a altas autoridades de Brasília.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

O deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO/RJ) foi um dos que reagiram aos comentários do presidente.

Nas redes sociais, o parlamentar avaliou que o presidente “está insinuando que um agente público estaria sendo chantageado para atuar de forma ilegal ameaçando a segurança nacional” e que o presidente “não é um Zé Ruela qualquer que pode sair por aí postando sobre teorias da conspiração”.

“O mínimo que se espera é que ele tenha provas da chantagem e que agentes da Abin estejam na porta do ‘Daniel’ para prendê-lo, caso contrário Bolsonaro deve ser responsabilizado pelo seu comportamento, inclusive com a perda do cargo”, disse, defendendo ainda que “uma acusação dessa magnitude não é irrelevante”. [2]

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?