O deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) anunciou em suas redes sociais na tarde da última quarta-feira (30) que pedirá o impeachment do ministro Paulo Guedes. O pedido será feito em parceria com o deputado Elias Vaz (PSB/GO). [1]
Na avaliação do parlamentar ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), o ministro da Economia “cometeu crime de responsabilidade ao não comparecer em convocação pela Câmara”. Ele teria ferido o art. 13, inciso III, da Lei nº 1.079/50, conhecida como Lei do Impeachment.
“Hoje, foi a terceira vez que o ministro não comparece a uma reunião da Comissão [de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara] em que ele era aguardado. Agora, o pedido seguirá para o STF, que deverá analisar e decidir sobre o prosseguimento do processo”, escreveu o parlamentar nas redes.
O deputado Elias Vaz, por sua vez, afirmou que o ministro “fugiu do debate” para “não explicar o aumento do combustível, do gás da cozinha e da energia”.
Pedi, junto com o deputado @EliasVazGyn , um pedido de impeachment do Ministro Paulo Guedes.
Guedes feriu o art 13, inciso 3 da Lei nº 1.079/50 ao não comparecer em convocação feita pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.
— Kim Kataguiri ?? (@KimKataguiri) June 30, 2021