fbpx
PUBLICIDADE

Câmara aprova MP que aprofunda liberdade econômica do país

Na avaliação de Geanluca Lorenzon, do Ministério da Economia, medidas poderão fazer o Brasil estar entre os 100 países mais competitivos do mundo e empresas poderão ser criadas em um dia
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 1040/21, que amplia as conquistas da Lei da Liberdade Econômica, de 2019. [1]

PUBLICIDADE

Chamada de “MP do Ambiente de Negócios”, o texto, de iniciativa do governo federal, facilita o processo de criação de empresas e reduz burocracias.

Entre outros avanços, o texto permite que o número de CNPJ poderá ser a principal identificação das companhias, substituindo razão social e inscrições municipais e estaduais; retira a exigência de procuração com reconhecimento de firma nas juntas comerciais e, inclusive, prevê que o endereço oficial da empresa seja de um dos sócios quando a atividade empresarial for virtual.

PUBLICIDADE

Outra novidade no texto é que passa a existir a possibilidade de citação judicial por meio eletrônico, o que poderá acelerar a tramitação de ações judiciais.

Leia também:  NOVO pede esclarecimentos ao Ministério da Economia sobre denúncia

Na avaliação de Geanluca Lorenzon, Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, a MP “tem uma série de revoluções silenciosas”.

Nas redes sociais, ele avaliou que, por essas medidas, “será possível abrir empresa no Brasil em um dia” e que “pela primeira vez na história, estaremos entre os 100 países mais competitivos do mundo”. O texto agora irá para o Senado. [2]

PUBLICIDADE

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

Podcast

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?