fbpx

Helio Beltrão: ‘Argumento da obrigatoriedade justifica o poder absoluto’

Um dos principais nomes do meio liberal e presidente do Instituto Mises Brasil criticou a possibilidade de vacinação obrigatória em sua coluna no jornal 'Folha de S. Paulo'
Helio Coutinho Beltrão é presidente do Instituto Mises Brasil e um dos principais nomes do movimento liberal brasileiro (Foto: Reprodução/YouTube)

Compartilhe

Em sua coluna publicada nesta quarta-feira (23) no jornal Folha de S. Paulo, o presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, criticou a possibilidade de se impor a obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19. Como já noticiado pelo Boletim da Liberdade, o tema abriu controvérsias no meio liberal.

“O argumento pela obrigatoriedade justifica poder absoluto. Seguindo lógica análoga, caso a ‘saúde da coletividade’ necessitar dispor de um de seus dois rins para suprir a escassez da fila de órgãos, o Estado deverá lhe ‘restringir’ (multa, proibição de filhos na escola, perda da guarda) até que você seja ‘incentivado’ a se comportar bem e doar seu rim em vida”, escreveu.

[wp_ad_camp_1]

No texto, Beltrão também se contrapõe ao argumento de que o indivíduo que não se vacinar ponha em risco os demais.

“O princípio histórico de não causar danos determina que a conduta do indivíduo só pode ser restringida caso represente ameaça iminente e manifesta à integridade física de terceiros”, disse.

“Se ficar demonstrado que 95% dos crimes são causados por jovens do sexo masculino, isto ensejaria restrição ou punição preventiva a estes? É evidente que não”, concluiu Beltrão, que ressaltou, assim como a OMS, que a obrigatoriedade ainda pode ampliar a rejeição ao imunizante e influenciar negativamente os indecisos.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?