fbpx

Editorial de jornal compara Jair Bolsonaro à ex-presidente Dilma Rousseff

O artigo aponta que gesto de ultrapassar limites para o gasto público para fins eleitorais foi determinante para a queda da governante petista
Jair Bolsonaro (Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

A Folha de S. Paulo publicou nesta sexta-feira (21) um editorial em que discute a possível pretensão do presidente Jair Bolsonaro de infringir a emenda constitucional do teto de gastos. O texto compara o presidente da República à ex-presidente petista Dilma Rousseff. [1]

O artigo começa reconhecendo que Bolsonaro não seria o primeiro presidente “a flertar com a elevação sem limites do gasto público por acreditar que, mais adiante, a gastança possa pavimentar um caminho seguro à reeleição”, o que tem sido, para o editorial, “a praxe nacional desde o restabelecimento da economia”. O jornal destaca, no entanto, que a última presidente eleita, Dilma, “levou a fórmula aos limites da capacidade do Tesouro e da lei”.

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

[wp_ad_camp_1]

O gesto “resultou na maior crise econômica em gerações e lhe custou a perda do segundo mandato”. Para a Folha, isso “deveria bastar para que ensaios de programas redentores de obras públicas e de assistência social” não fossem cogitados. O veículo receia que o presidente atual deseje “driblar o teto de gastos” para investimento em infraestrutura e programas sociais “para agradar o eleitorado pobre do Nordeste e de outras regiões”.

O movimento também estaria sendo estimulado, na visão da Folha, pela ala militar do governo e pela aliança com o grupo difuso de parlamentares conhecido como “Centrão”. Para o jornal, Bolsonaro, se adotar esse caminho, “por motivo supostamente social ou desenvolvimentista”, estará fazendo uma “manobra insensata” e “contratando uma crise futura”, colocando a estabilidade econômica conquistada nas últimas década em risco.

Leia também:  Jornalista português é detido pela PF antes de manifestação bolsonarista

[wp_ad_camp_3]

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?