Um levantamento feito pelo jornal O Globo com base em dados da Polícia Federal e publicado nesta segunda-feira (20) indica um crescimento de mais de 600% na “quantidade de novos armamentos em poder de cidadãos comuns”.
De acordo com o divulgado pela publicação, o crescimento foi nacional, com queda apenas no estado do Amazonas. No ano de 2009, 8,6 mil novas armas foram registradas na PF, enquanto que em 2019 – primeiro ano do governo Jair Bolsonaro -, o total de novos armamentos autorizados foi de 60,9 mil.
[wp_ad_camp_1]
Outros dados trazidos pelo jornal indicam que o Acre é o estado brasileiro com mais armas por número de habitantes, enquanto que Santa Catarina e Rio Grande do Sul encabeçam a lista das unidades federativas com mais armas em números absolutos.
No total, estariam registradas legalmente no “sistema da PF” 1,1 milhão de armas de fogo. Desse montante, 550 mil estariam classificados como pertencendo a cidadãos comuns e 341 mil de órgãos públicos civis como a própria Polícia Federal e as polícias civis estaduais. O arsenal disponível para as Forças Armadas e para as polícias militares estariam em outro banco.
O jornal O Globo trouxe ainda outra informação interessante: a quantidade de autorizações para o porte de armas no país – isto é, a quantidade de pessoas que receberam a chancela para carregar o armamento fora de casa ou do escritório. Nesse campo, também houve um crescimento, mas a proporção ainda é consideravelmente mais baixa do que a posse.
Em 2009, apenas 898 novas autorizações de porte foram concedidas. Em 2019, foram 2.945.
[wp_ad_camp_3]