
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu comentar a polêmica sobre o artigo 142 da Constituição Federal, aventado por algumas vozes, inclusive o jurista Ives Gandra Martins, como uma consagração das Forças Armadas como Poder Moderador. Ele fez uma publicação em seu Twitter neste sábado (13) sobre esse assunto.
O ex-presidente pontuou ser um dos autores do artigo. “O art 142 da Constituição é de redação minha e do senador [José] Richa. Qualquer dos 3 poderes pode requerer as FFAA na defesa da Constituição e da ordem. Nada a ver com tutela, moderação ou intervenção militar. Os 3 poderes são independentes e harmônicos, regulados pela Constituição. E só”.
Já no último dia 1º, Fernando Henrique havia comentado que esperava que o vice-presidente Hamilton Mourão estivesse certo e as Forças Armadas “estejam zelando pelo povo e a Constituição”. Ele acrescentou que sabe que “soldado não deve falar”, mas deseja que agora os militares “reafirmem sua crença na democracia. Somos todos brasileiros, com e sem farda”.
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.