fbpx

‘Artigo 142 é de redação minha’ e não tem ‘nada a ver’ com intervenção, diz FHC

O ex-presidente ressaltou seu desejo de que os militares "reafirmem sua crença na democracia" e disse que tese de intervenção militar não está contemplada no artigo
FHC (Foto: Reprodução/YouTube)

Compartilhe

FHC (Foto: Reprodução/YouTube)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu comentar a polêmica sobre o artigo 142 da Constituição Federal, aventado por algumas vozes, inclusive o jurista Ives Gandra Martins, como uma consagração das Forças Armadas como Poder Moderador. Ele fez uma publicação em seu Twitter neste sábado (13) sobre esse assunto.

O ex-presidente pontuou ser um dos autores do artigo. “O art 142 da Constituição é de redação minha e do senador [José] Richa. Qualquer dos 3 poderes pode requerer as FFAA na defesa da Constituição e da ordem. Nada a ver com tutela, moderação ou intervenção militar. Os 3 poderes são independentes e harmônicos, regulados pela Constituição. E só”.

[wp_ad_camp_1]

Já no último dia 1º, Fernando Henrique havia comentado que esperava que o vice-presidente Hamilton Mourão estivesse certo e as Forças Armadas “estejam zelando pelo povo e a Constituição”. Ele acrescentou que sabe que “soldado não deve falar”, mas deseja que agora os militares “reafirmem sua crença na democracia. Somos todos brasileiros, com e sem farda”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?