fbpx

Paulo Guedes relata esforço para impedir exportação de respiradores

O Ministro da Economia explicou que as iniciativas para garantir os insumos foram feitas com cautela para não prejudicar objetivos estratégicos do país
Foto: (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Economia Paulo Guedes relatou nesta sexta-feira (12) a representantes do setor de comércio e serviços que atuou para bloquear informalmente a exportação de ventiladores pulmonares e outros insumos de combate ao coronavírus. A operação teria sido feita de forma discreta, já que o governo não poderia simplesmente impor uma proibição. [1]

“Trabalhamos muito em tentar aumentar a produção dos ventiladores pulmonares. E aí eu fiz uma medida extracampo porque, na mesma hora, Paraguai… todo mundo pedindo ventilador, máscara… Macedônia, Itália… E aí eu me lembro que liguei para a Receita Federal e falei: ‘Olha, o ministro da Saúde disse que os brasileiros vão morrer por falta de ventilador pulmonar, eu não preciso falar mais nada’. Aí na mesma hora a Receita travou uma exportação aqui, travou outra ali, travou outra ali”, afirmou.

[wp_ad_camp_1]

O ministro da Saúde na época da iniciativa de Paulo Guedes ainda era Luiz Henrique Mandetta. “Então, o negócio foi dramático. Isso aconteceu nesse nível, mas nós fizemos muito discretamente e não foi um negócio assim de ‘não pode exportar’, porque nós não poderíamos fazer isso. O contrato foi fechado legalmente, juridicamente, pode mandar… Mas faz uma operação tartaruga nisso”, complementou Guedes.

O principal motivo para a cautela adotada no esforço do Ministério da Economia foi o receio de que a iniciativa provocasse atrito entre os países, prejudicando objetivos estratégicos importantes do Brasil. Entre esses objetivos, incluem-se o processo de assinatura do acordo com a União Europeia e o de ingresso do país à OCDE.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?