fbpx

NOVO sai em defesa da independência e autonomia da Polícia Federal

Sigla sustenta em artigo publicado em seu site que "com autonomia para investigar, a Polícia Federal é blindada de tentativas por parte de um governante de perseguir adversários políticos"
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Partido Novo divulgou na noite desta terça-feira (20) um artigo em seu site oficial defendendo a independência da Polícia Federal. O texto surge em meio a uma investigação para avaliar a suspeita de intervenção política por parte do presidente Jair Bolsonaro para beneficiar grupos próximos no Rio de Janeiro.

“Com autonomia para investigar, a Polícia Federal é blindada de tentativas por parte de um governante de perseguir adversários políticos, obter dados sigilosos de investigações e de haver a descontinuidade das investigações ao mudar o governo”, diz o texto.

[wp_ad_camp_1]

Na sequência, a sigla fundada por João Amoêdo pontua que, embora o presidente seja, por lei, obrigado a indicar um delegado da Polícia Federal, “ainda se trata de uma escolha de sua discricionariedade”.

Leia também:  Corrupção e crescimento econômico. O que anos de evidências científicas nos ensinaram?

“Alguns países que deram certo possuem maior proteção institucional para proteger os órgãos de investigação contra influências políticas”, observa a sigla, citando o exemplo dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália.

“Embora o modelo brasileiro tenha garantido diversas conquistas para a sociedade, com investigações que embasaram a condenação de centenas de criminosos de colarinho branco, como foi no caso da Lava Jato, ainda é possível haver aprimoramentos para garantir ainda mais independência nas investigações”, conclui a sigla.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?