fbpx

Ministro Barroso reafirma impedimento à expulsão de diplomatas venezuelanos

O ministro considera ilegítimo obrigar os venezuelanos a se deslocarem do país em meio à pandemia, diante da "situação de emergência sanitária"
Ministro Roberto Barroso durante sessão plenária do STF (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
Ministro Roberto Barroso durante sessão plenária do STF. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

O ministro do STF Luiz Roberto Barroso se manifestou neste sábado (16) ratificando a decisão liminar que impediu o governo Bolsonaro de expulsar diplomatas venezuelanos do Brasil. O presidente havia determinado a medida contra representantes do país governado pela ditadura de Nicolás Maduro no final de abril. [1]

Se levada a efeito, a medida do governo federal teria banido funcionários venezuelanos da embaixada em Brasília e dos consulados existentes em Belém, Boa Vista, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. Na liminar anterior, ele tinha concedido ao Itamaraty e à AGU um prazo de dez dias para que justificassem a necessidade urgente da providência.

[wp_ad_camp_1]

Barroso concordou em sua sentença em que o presidente da República tem poderes para promover a expulsão, mas questionou a efetivação dessa medida durante a pandemia do novo coronavírus. “Ilegitimidade da retirada compulsória imediata dos pacientes em meio à pandemia. A situação de emergência sanitária reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Congresso Nacional coloca em risco a integridade física e psíquica dos pacientes, tornando irrazoável a ordem de saída imediata (ou em 48 horas) do território nacional”, afirma.

Leia também:  Líder da oposição na Venezuela rebate Lula: "está validando abusos"

A Venezuela havia alegado a existência de “pressões desnecessárias” do Planalto para descumprir a ordem da Presidência até Barroso tomar sua decisão. Bolsonaro criticou a liminar de Barroso, afirmando que, atendendo ao pedido do deputado petista Paulo Pimenta (RS), o ministro acolheu as reivindicações de um defensor da ditadura venezuelana. [2]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?