fbpx

Líder do NOVO na Câmara pede que Ministério da Economia pressione por privatização da CEDAE

Parlamentar quer que o governo federal exija o cumprimento do acordo que colocou o estado do Rio em Regime de Recuperação Fiscal
Deputado Federal do Partido Novo, Paulo Ganime (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Deputado Federal do Partido Novo, Paulo Ganime (Foto: Divulgação)

O líder do Partido Novo na Câmara dos Deputados, Paulo Ganime, se manifestou nesta sexta-feira (7) com um apelo ao Ministério da Economia do governo Bolsonaro. Ele quer que o governo federal intervenha no Rio de Janeiro para pressionar pela privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). [1]

O argumento para pedir a intromissão do governo federal é o acordo estabelecido em 2017 que colocou o Rio de Janeiro em Regime de Recuperação Fiscal. De acordo com os termos do acordo, o estado poderia suspender o pagamento de juros da dívida com a União, mas uma das contrapartidas para isso era a privatização da estatal em um prazo máximo de três anos, que se encerra em 2020.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

A CEDAE vem sendo tema das manchetes nos últimos dias por enfrentar problemas com a água desde o início de janeiro, devido à presença de um composto orgânico chamado geosmina, formado pela proliferação de algas. “Foi identificado que os mananciais de água estão poluídos com o despejo de esgoto e estão em degradação, apontando que a CEDAE não está desempenhando seu papel de manutenção da qualidade da oferta de água e gestão de esgotos”, disse Ganime.

O deputado quer que Brasília cobre o cumprimento dos termos do acordo. Ganime redigiu um pedido, endereçado ao ministério, reivindicando que “adote medidas necessárias ao efetivo cumprimento do acordo por parte do estado do Rio de Janeiro”, garantindo “a obtenção dos recursos necessários para que os compromissos assumidos com a União sejam honrados”, bem como “as condições de prestação adequada dos serviços de água e saneamento”. Confira:

Leia também:  NOVO pede e Lira encaminha cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética

[wp_ad_camp_1]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?