fbpx
PUBLICIDADE


‘Liberdade de gênero é o primeiro passo para todas as outras’, defende ativista

Em artigo publicado no site da associação Livres, a ativista Mariana Valentim propõe, com base em uma visão liberal, que a liberdade de gênero é uma forma de ‘liberdade de expressão mais profunda’

- Publicado no dia
Foto: Reprodução/Livres

A ativista liberal Mariana Valentim, transexual, publicou um artigo no site da associação Livres na última quarta-feira (29) sustentando que “a liberdade de gênero é o primeiro passo em busca de todas as outras”. O texto debate e inter-relaciona o liberalismo com as questões de gênero. Para a autora, a “visão liberal” quase nunca é usada para tratar do assunto.

Intitulado de Sobre liberalismo e transgeneridade: a liberdade de expressão mais profunda, o artigo pontua que os transgêneros “já têm sua liberdade tolhida desde o nascimento”. Os transgêneros, esclarece a autora, são aquelas pessoas cuja “performance social de gênero” não corresponde ao sexo biológico que elas nasceram.


PUBLICIDADE



Para Mariana, a “transgeneridade está no topo da luta” pela liberdade e “todas as pessoas – de uma forma ou outra – têm a sua liberdade tolhida pelo sexo biológico”.

“A convivência em sociedade está definida a partir de um sistema binário e quem desafia o cistema é marginalizado e excluído. Quem nunca ouviu que você não poderia ser ou fazer algo por ter nascido homem ou mulher? Que todo gay tem que ser afeminado? Que toda mulher tem que ser sensível? Que homens não choram e mulheres não cospem?”, questiona a autora, que comparou a identidade de gênero com a liberdade de expressão.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

+ ÚLTIMAS VAGAS: Curso de Introdução de Liberalismo abre vagas para a primeira turma por tempo limitado

★ ★ ★

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:

➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.

Curta nossa página no Facebook

Notícias no WhatsApp
O Boletim da Liberdade abriu mais um grupo no WhatsApp para recebimento de conteúdos especiais. Mas entre logo: é por tempo limitado. Participe apenas caso tenha interesse em notícias sobre política e economia com um viés liberal. Clique aqui para entrar.
Siga-nos no Twitter

Comentários


Receba nosso conteúdo por e-mail



PUBLICIDADE
Leia também
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.