fbpx

Secretário de Cultura defende cota para filmes nacionais como contraponto à hegemonia do cinema norte-americano

Roberto Alvim se prontificou a defender o decreto do presidente Jair Bolsonaro estipulando sua Cota de Tela para 2020, que gerou polêmica nas redes sociais
Roberto Alvim (Foto: Reprodução/Facebook)
Roberto Alvim (Foto: Reprodução/Facebook)

O Secretário Especial de Cultura, o dramaturgo Roberto Alvim, se manifestou em vídeo nesta quarta-feira (25) acerca do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que estabelece as regras do próximo ano para a cota de filmes nacionais. Ele defendeu a medida.

“A indústria cinematográfica norte-americana é gigantesca e ela exerce uma influência absoluta em todas as salas de exibição de qualquer país do mundo”, diagnosticou. “Não dá para deixar a regulação ao que se poderia chamar de livre mercado, porque o que você assiste no cinema é fruto de decisões de negócios tomadas em Hollywood, nos EUA, em escritórios de Los Angeles”, ele avalia.

Roberto Alvim defendeu a necessidade de estabelecer uma cota mínima obrigatória para a exibição de filmes nacionais nos cinemas e disse que a cota que Bolsonaro determinou “é a menor cota de toda a história do Brasil”, garantindo menos de 30 dias por ano de exibição de filmes brasileiros.

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

Ele ressaltou ainda que a Cota de Tela é uma obrigação presidencial. De fato, ela é fixada anualmente por decreto regulatório, tendo previsão legal no artigo 55 da Medida Provisória nº 2228-1/2001, estabelecida, portanto, no governo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso.

[wp_ad_camp_1]

Apoio estatal à produção de filmes

Ele considera que o estado deve proporcionar à população “obras de arte e de alta cultura que amalgam a identidade de um povo, fortalecem sua sensibilidade, ampliam a sua perspectiva de mundo e nos conduzem a uma percepção espiritual da existência”.

Enalteceu que a secretaria disponibilizará do fundo setorial do audiovisual, através de uma série de editais pautados “pela qualidade artística”, uma verba de R$ 700 milhões de reais para a produção de filmes nacionais “que tratem do nosso país, que tratem dos nossos valores, que tratem da nossa civilização nacional”. A cota ajudaria na exibição de filmes e faria um contraponto ao “massivo bombardeio e o poderio econômico hegemônico dos EUA na indústria cinematográfica”. Confira:

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/RobertoAlvimCultura/videos/460258178248826/” width=”920″ height=”” onlyvideo=”1″]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?