fbpx

Na véspera de decisão importante do STF, General Villas Bôas publica alerta

Ex-Comandante do Exército Brasileiro, militar - portador de Esclerose Lateral Amiotrófica - volta a se manifestar nas redes sociais em véspera de dia em que STF debaterá fim da prisão em segunda instância
General Villas-Bôas e o presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução / Veja)

Compartilhe

General Villas-Bôas e o presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução / Veja)

Ex-Comandante do Exército Brasileiro, o General Eduardo Villas Bôas publicou na noite desta quarta-feira (16) nas redes sociais uma enigmática mensagem em provável referência ao julgamento no Supremo Tribunal Federal previsto para esta quinta-feira (17). A mais alta corte do país, como se sabe, voltará a debater a mudança da jurisprudência que pode acabar com a obrigatoriedade do cumprimento de prisão já em segunda instância. A medida pode beneficiar milhares de presos, inclusive da Operação Lava Jato.

Citando Ruy Barbosa em um texto de 1914 que trata sobre a desesperança que um homem pode ter ao “ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça”, o militar introduz seu pensamento avaliando que esse sentimento “assolou nosso país ao longo do último século”.

Leia também:  A credibilidade do STF na lata do lixo: o caso Twitter Files

[wp_ad_camp_1]

Na sequência, afirma que o Brasil experimentou “um novo período em que as instituições vêm fazendo grande esforço para combater a corrupção e a impunidade”, o que estaria trazendo à “gente brasileira” a volta da “autoestima e a confiança”, mas alerta que “é preciso manter a energia em direção à paz social”.

“[Se isso não ocorrer, haverá o risco] de que o povo brasileiro venha a cair outra vez no desalento e na eventual convulsão social“, conclui, enigmático.

Histórico

Às vésperas da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018, Villas Bôas também chegou a fazer um pronunciamento público em seu Twitter. Àquela altura, adversários e analistas políticos interpretaram que poderia ser uma ameaça do então Comandante do Exército em caso de impunidade ao ex-presidente, o que poderia ser garantida àquela altura, assim como agora, pelo STF.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

Na ocasião, o militar escreveu que “o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais“.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?