fbpx

STF decide que apenas subsidiárias de estatais podem ser vendidas sem autorização legislativa

Decisão não contraria as pretensões do governo do presidente Jair Bolsonaro, que conseguiu com isso a flexibilização das regras para a venda de estatais
Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução / BBC)

Compartilhe

Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução / BBC)

A votação do Supremo Tribunal Federal sobre a possibilidade de privatização das empresas estatais sem autorização do Legislativo terminou nesta quinta-feira (6). O resultado mantém o entendimento de que o procedimento não pode acontecer, mas admite que as empresas subsidiárias sejam vendidas dispensando a permissão. [1]

A maioria dos magistrados entendeu que a regra vale também para governos estaduais e prefeituras. Uma empresa subsidiária é uma espécie de subdivisão de uma empresa principal, denominada “empresa-mãe”. A Petrobras, por exemplo, tem 36 subsidiárias e o Banco do Brasil, 16.

[wp_ad_camp_1]

Segundo o Ministério da Economia, das 134 empresas estatais sob a gestão do governo federal, 88 são subsidiárias. Isso significa que o governo precisaria pedir a sanção do Congresso para a privatização de apenas 46 delas. Tendo decidido flexibilizar as regras para a comercialização de estatais, o STF acabou atendendo às pretensões do governo de Jair Bolsonaro.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

Os ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin foram os únicos que votaram por exigir autorização legislativa para a venda de qualquer estatal. Os demais entenderam contrariamente e apenas Cármen Lúcia e Marco Aurélio entenderam que essa operação necessariamente dependeria de licitação.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?