fbpx

Ex-IMB, Gianluca Lorenzon defende postura do presidente Jair Bolsonaro

Ele afirmou que o Brasil, sob o governo Bolsonaro, está apenas conquistando as características de um "presidencialismo de fato" e até o governo Temer teria funcionado mais como um parlamentarismo
Geanluca Lorenzon foi diretor de operações do Instituto Mises Brasil (Foto: Divulgação)
Gianluca Lorenzon foi diretor de operações do Instituto Mises Brasil (Foto: Divulgação)

Diretor de Desburocratização do Ministério da Economia , Gianluca Lorenzon divulgou um discurso em vídeo sobre a relação entre o governo brasileiro e o Congresso. Para ele, que já foi COO do Instituto Mises Brasil, a interpretação dos jornalistas sobre o aumento de protagonismo do Congresso está tomada por falhas conceituais.

Gianluca disse que a raiz da discussão está nas diferenças entre presidencialismo e parlamentarismo. No parlamentarismo, os líderes dos partidos “elegem e formam o governo”, que “vem do Parlamento”, originando-se necessariamente de uma maioria. Dessa forma, o governo traz pautas ao Parlamento e as controla. No presidencialismo “de fato”, ele explica que “Parlamento, Congresso e Presidência são sistemas completamente separados”. Lorenzon sustentou que, no presidencialismo em si, o governo não tem “uma base no Congresso”.

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

[wp_ad_camp_1]

Para ele, até o governo de Michel Temer, o Brasil estava muito mais próximo das práticas parlamentaristas, com a base do governo no Congresso ajudando a formar o governo com a proposição de ideias e pautas. O governo Bolsonaro não quer mais se formar “a partir do Parlamento” e por isso estaria apenas se aproximando mais do presidencialismo norte-americano. Ele citou os exemplos dos governos de Barack Obama e Donald Trump.

“É triste ver cientistas políticos e jornalistas descrevendo que, por exemplo, quando o Congresso tem trabalhado bastante e não concorda em algum ponto com o Executivo, rapidamente se olha e fala ‘é uma derrota do governo’. Não; é papel do Congresso tomar decisões, as decisões cabem ao Congresso, as consequências cabem ao Congresso e o Congresso faz suas próprias políticas públicas”, defendeu. Confira o vídeo:

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/at.lorenzon/videos/139378427146099/” width=”920″ height=”” onlyvideo=”1″]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?