Manifestantes de esquerda interrompem sessão solene dos 131 anos da Lei Áurea
Ativistas gritaram palavras de ordem e levantaram bandeiras com referências à Marielle Franco, morta em 2018; discurso do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, trineto da Princesa Isabel, foi interrompido
- Publicado no dia

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira (14) uma sessão solene em homenagem aos 131 anos da assinatura da Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil. O encontro, no entanto, que estava acontecendo de forma pacífica, foi interrompido por um grupo de ativistas e parlamentares de esquerda críticos ao posicionamento dos presentes ao evento – em sua maioria, do PSL, entre os quais o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP).
No meio do discurso do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP), trineto da Princesa Isabel, um grupo de pelo menos 20 ativistas invadiu o plenário com palavras de ordem e carregando cartazes. Até a bandeira verde-e-rosa da escola de samba carioca Mangueira, campeã no carnaval de 2019 por criticar a história oficial do Brasil, foi levada pelos ativistas.
Em determinado momento, os grupos de ideologias opostas competiram no grito entre “Isabel” (referência à Princesa Isabel, quem assinou a Abolição) e “Marielle” (parlamentar negra de esquerda assassinada em 2018 no Rio de Janeiro).
O Movimento Brasil Livre chamou o protesto de “bizarro”, porque representou a esquerda criticando uma sessão solene que celebrou o fim da escravidão. “Não vale mais homenagear o fim da escravidão?”, questionou o movimento, nas redes sociais. Na sequência, ironizou: “Ah sim, eles não gostaram do fim da escravidão dos médicos cubanos no Brasil”.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.