fbpx

Instituto Mises Brasil batiza concurso de artigos como ‘Prêmio Gabriel Oliva’

Anúncio foi um tributo ao jovem economista liberal que, seguidor da Escola Austríaca, seria para os especialistas do IMB um dos maiores quadros do tema no país e futuro diretor acadêmico do instituto
Vencedores da primeira edição do Prêmio Gabriel Oliva (Foto: Boletim da Liberdade)

Compartilhe

Vencedores da primeira edição do Prêmio Gabriel Oliva (Foto: Boletim da Liberdade)

O Instituto Ludwig von Mises Brasil anunciou na noite deste sábado (11), em sua VI Conferência de Escola Austríaca de Economia, o resultado final do concurso de artigos promovido no encontro. O momento, porém, acabou representando bem mais do que a divulgação do vencedor. Emocionados, os organizadores do IMB prestaram um tributo a um jovem liberal falecido em 2019 que, segundo eles, seria em breve um dos mais brilhantes quadros da Escola Austríaca no Brasil. Por isso, anunciaram que o concurso seria agora batizado de “Prêmio Gabriel Oliva”.

Graduado e mestre em economia pela USP, Oliva cursava o doutorado na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Segundo Ubiratan Iorio, especialista do IMB, Oliva seria provavelmente o futuro diretor acadêmico da entidade. Quem também se emocionou ao lembrar de Oliva foi o professor e economista Fabio Barbieri, que ressaltou não apenas a trajetória acadêmica do jovem, como também de sua personalidade.

[wp_ad_camp_1]

Vencedor do I Prêmio Gabriel Oliva, Marcelo Lourenço Filho cursa economia na USP (Foto: Boletim da Liberdade)

O vencedor da 1ª edição do Prêmio Gabriel Oliva foi o estudante de economia Marcelo Lourenço Filho, que submeteu o artigo “Os austríacos e o método: da crítica do positivismo ao resgate da tradição clássica”.

Marcelo está cursando Ciências Economicas na FEA-USP de Ribeirão Preto e confidenciou ao Boletim da Liberdade que pretende, no futuro, seguir carreira acadêmica. No meio liberal, o estudante também foi um dos fundadores do Clube Caiapós – núcleo de estudantes liberais em sua faculdade, que já organizou diversos eventos na instituição.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?