fbpx

Bolsonaro anuncia que fez compromisso com Moro para indicá-lo ao STF

A princípio, espera para ser Ministro do STF será até novembro de 2020, quando se aposentará Celso de Mello; em 2021, haverá outra indicação com a aposentadoria compulsória de Marco Aurélio Mello
Sérgio Moro (Foto: Marcello Casal Jr. /Agência Brasil)

Compartilhe

Sérgio Moro (Foto: Marcello Casal Jr. /Agência Brasil)

Um anúncio que já vinha sendo cogitado por muitos foi realizado neste domingo (12) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O presidente confirmou que indicará Sergio Moro quando abrir uma vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde novembro de 2018, quando foi anunciado como novo Ministro da Justiça, havia o boato de Moro ir para o STF. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Bolsonaro disse que será na “primeira vaga que tiver” por ter um “compromisso”. “Fiz um compromisso isso com ele, porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura”, revelou.

[wp_ad_camp_1]

Porém, a espera não será fácil. A princípio, Moro terá que esperar até novembro de 2020, quando o Ministro Celso de Mello irá se aposentar. Até lá, terá a missão de continuar apoiando a Operação Lava-Jato e, ainda, aprovar o pacote anti-crime no Congresso Nacional.

Leia também:  Lideranças brasileiras recolhem assinaturas contra censura

Para chegar a Ministro do STF, após a indicação de Bolsonaro, Moro deverá passar por uma sabatina do Senado Federal. A Casa presidida por Davi Alcolumbre precisará aprovar sua nomeação.

Em 2021, com a aposentadoria prevista do ministro Marco Aurélio Mello, o Presidente da República ainda poderá indicar um novo integrante para a mais alta corte do país. Porém, todas essas são previsões máximas.

Um novo cargo pode vagar a qualquer momento em caso de morte, pedido de aposentadoria antecipado ou, menos provável, de impeachment.

[wp_ad_camp_3]

 

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?