fbpx

Principal centro liberal do país, Instituto Mises Brasil organizará VI Conferência de Escola Austríaca em maio

Centro de Pensamento localizado em São Paulo foi fundado em 2007 e, desde então, publicou livros, revistas, artigos e, recentemente, lançou até curso de pós-graduação
Em 2014, o senador norte-americano Ron Paul e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2012 foi um dos palestrantes na Conferência de Escola Austríaca do IMB (Foto: Reprodução/Facebook)

Compartilhe

Em 2014, o senador norte-americano Ron Paul e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2012 foi um dos palestrantes na Conferência de Escola Austríaca do IMB (Foto: Reprodução/Facebook)

O Instituto Ludwig von Mises Brasil organiza entre os dias 9 e 11 de maio, em São Paulo, sua VI Conferência de Escola Austríaca, principal evento do centro de pensamento liberal fundado em 2007 que se tornou referência no país. O encontro ocorrerá na Universidade Mackenzie da capital paulista.

Promovido a cada dois anos, o evento – que já é um dos mais tradicionais e relevantes do circuito que reúne defensores do liberalismo e do libertarianismo no país – terá palestrantes nacionais e internacionais, além de lançamentos de revistas e livros.

Entre os nomes estrangeiros já confirmados, estão Jeffrey Tucker (escritor e atualmente diretor editorial do American Institute for Economic Research); Lawrence H. White (graduado em Harvard, professor de economia da George Mason University e ligado ao Instituto Cato), Jeff Deist (presidente do Instituto Mises norte-americano, que inspirou o surgimento da seção brasileira, fundada em 2007) e Alex Chafuen (Diretor geral do Acton Institute e ex-presidente da Atlas Network).

Para acompanhar as exposições em outra língua, contudo, não será necessário compreender inglês– a conferência contará com tradução simultânea gratuita aos que desejarem o serviço.

[wp_ad_camp_1]

Já entre os temas dos painéis já confirmados, estão palestras sobre o economista austríaco Ludwig von Mises (a ser proferida pelo presidente do IMB e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Helio Beltrão), a importância da internet na defesa da liberdade (com a participação dos youtubers Yago Martins e Raphael Lima), Free Banking, Bitcoin e Padrão Ouro (com Lawrence H. White) e  perspectivas para a economia e o mercado financeiro (que contará, além de Beltrão, com a participação dos economistas Fernando Ulrich e Paulo Ghedini).

Ao longo dos três dias de evento, estão previstos pelo menos 16 diferentes painéis, que devem ser vistos por um público estimado em 700 entusiastas das ideias da liberdade.

O primeiro lote ainda possui inscrições à venda. Confira a programação completa e compre seu ingresso clicando aqui.

Tarde Acadêmica com Lançamentos

O primeiro dia do evento (9/5) será marcado por discussões sobre o futuro da academia e pelo lançamento de publicações inéditas. Os debates serão realizados no auditório “Escola Americana”, do Mackenzie São Paulo, tendo início pelo período da tarde e se estendendo até a noite.

Dentre os painéis que ocorrerão, estão um sobre o Futuro dos Periódicos Acadêmicos no Brasil e outro sobre o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, uma das iniciativas mais interessantes surgidas no meio universitário nos últimos anos.

No dia, será também o lançamento da 13ª edição da revista Mises. Trata-se de uma iniciativa científica interdisciplinar do IMB, surgida em 2013 e que reúne artigos e ensaios ligados a áreas como filosofia, direito e economia.

Já às 18h, ocorrerá ainda o mais recente lançamento da editora LVM: Transporte é preciso – Uma análise liberal sobre os desafios dos transportes no Brasil. A obra, escrita por Adriano Paranaíba e Eliezé Bulhões, se propõe a “trazer lucidez para a discussão sobre os transportes no Brasil”, identificando as verdadeiras “causas do problema brasileiro” e propondo “saídas factíveis para alcançar ou se aproximar de soluções”.

Vencedores da primeira edição da competição de artigos do Instituto Mises Brasil, realizada na V Conferência de Escola Austríaca (Foto: Reprodução/Facebook)

Concurso de Artigos

Assim como ocorrido com a V Conferência de Escola Austríaca, realizada em 2017, o evento de 2019 também contará com um concurso de artigos inéditos. Para participar, foi preciso tê-los enviado até o dia 20 de abril pelo site “Mises Journal” e, obrigatoriamente, ter como base teórica a Escola Austríaca de Economia.

No evento, os autores dos artigos que tiverem sido aprovados na primeira fase terão a oportunidade de apresenta-los aos participantes da conferência em curtas exposições de até 10 minutos, o que ocorrerá no primeiro dia do encontro, logo após a abertura oficial.

Já em um dos últimos momentos do evento, no sábado (11), será feito o anúncio da premiação dos vencedores. Os primeiro, segundo e terceiro lugares receberão valores que variarão de R$ 2 mil a R$ 5 mil.

[wp_ad_camp_1]

Escola Austríaca e Instituto Mises Brasil

Helio Beltrão palestrando na V Conferência de Escola Austríaca, ocorrida em 2017 (Foto: Reprodução / TV Mackenzie)

A Escola Austríaca de Economia é uma corrente de pensamento econômico com viés liberal. É uma das vertentes mais influentes da nova fase de popularidade do liberalismo brasileiro e tem, entre seus expoentes, economistas como Friedrich Hayek (Prêmio Nobel de 1973) e Ludwig von Mises, que se popularizou também no país com os adesivos “Menos Marx, Mais Mises”.

No Brasil, a principal entidade que atua para a difusão da Escola Austríaca é o Instituto Ludwig von Mises Brasil. Fundado em 2007 e sediado em São Paulo, a instituição é presidida pelo economista Helio Beltrão, também colunista do jornal Folha de S. Paulo.

O IMB já lançou diversos títulos internacionais em português, entre os quais clássicos de Mises e Hayek, bem como títulos nacionais dedicados ao tema. Além da revista Mises, desde 2016 o IMB investe no setor educacional, organizando palestras, conferências, seminários e um curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC.

Confira a programação completa clicando aqui.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?