Kim Kataguiri proporá que trabalho formal seja permitido a partir dos 14 anos
Deputado federal do DEM de São Paulo e coordenador nacional do Movimento Brasil Livre afirmou que ele mesmo, aos 14 anos, chegou a buscar um emprego – e que medida favorece maturidade e visão de mundo
- Publicado no dia

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) anunciou em suas redes sociais neste sábado (9) que proporá uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir o trabalho formal a partir dos 14 anos de idade. [1]
De acordo com o parlamentar, que é coordenador do Movimento Brasil Livre, o projeto apenas proibirá trabalhos perigosos ou insalubres.
“Sempre quis trabalhar. Nunca gostei da ideia de gastar o dinheiro do meu pai. Com 14 anos, finalmente consegui convencer a minha mãe a me deixar trabalhar. Encontrei uma vaga de arrumador de livros numa loja perto de casa. Foi minha primeira entrevista de emprego. O dono da livraria gostou de mim, mas não podia me contratar por causa da idade”, desabafou Kim.
Para ele, é “perfeitamente possível conciliar uma vida de trabalho e estudo” e “começar mais cedo significa aprender mais, ganhar maturidade e ter uma visão de mundo muito mais próxima da realidade”.
Na legislação atual, o trabalho é permitido apenas após os 16 anos, salvo na condição de “menor aprendiz”, onde fica permitida a participação do jovem com 14 anos. Geralmente, apenas empresas grandes, por força de lei, abrem essas oportunidades.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.