O portal de notícias Buzzfeed publicou na noite desta sexta-feira (9) uma reportagem que relata um encontro entre influentes parlamentares de Brasília com o futuro ministro da economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, na última terça-feira (6). De acordo com a matéria, o economista deixou uma má impressão entre os senadores e deputados presentes. [1]
No encontro, Guedes conversava com Eunício de Oliveira (MDB/CE), o senador Fernando Bezerra (MDB/PE) e o deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ). O diálogo, no entanto, que teria começado de forma “amena” acabou “rapidamente evoluindo para uma carteirada” de Guedes.
O presidente do Senado teria relatado ao Buzzfeed que Guedes fez desdém da aprovação do orçamento, mostrando desconhecimento que o Congresso é obrigado a aprová-lo para entrar em recesso. O economista teria ainda insistido de forma agressiva para que o Legislativo aprovasse a Reforma da Previdência ainda em 2018.
“Eu só quero Reforma da Previdência. Se vocês não fizerem, vou culpar esse governo, vou culpar esse Congresso e o PT volta, e vocês vão ser responsáveis pela volta do PT. Se aprovar a reforma o Brasil vai crescer a 6%, se não aprovar o Brasil não vai crescer, eu vou culpar vocês”, teria afirmado Guedes, segundo a reportagem.
Eunício teria considerado a conversa com um clima ruim, que somou-se à declaração posterior de Guedes de que era preciso dar uma “prensa no Congresso”. O presidente do Senado também teria externalizado a importância de uma boa articulação no Senado.
No próximo ano, quem deve liderar o governo no Senado Federal é o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL/RJ), filho de Jair e de perfil mais moderado.
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.