As declarações sobre o voto impresso vindas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral no “Conversa com Bial” na madrugada desta quinta-feira (3), na TV Globo, irritaram a ativista política Beatriz Kicis.
“Eu fiquei muito má impressionada com a postura do Ministro que desrespeitou o Congresso Nacional e os eleitores brasileiros ao falar de forma rasa sobre o voto impresso”, disse Kicis, que tem defendido a implantação do mecanismo. [1]
No talkshow, Luiz Fux disse que as urnas eletrônicas foram “vítimas de fake news”. “Tanto se criou suspeitas sem respostas sobre as urnas, que isso é a premissa das fake news. Tanto se repetem mentiras que as pessoas preferem acreditar naquele fato objetivo: que a urna é vulnerável. E daí criou-se esse anseio da sociedade: o voto impresso”, opinou o ministro.
[wp_ad_camp_1]
Kicis reclamou da fala: “O Ministro desconsiderou que existe uma lei aprovada no Congresso por ampla maioria dos congressistas e que foi fruto do reclame popular das pessoas que não acreditam em urnas eletrônicas sem apuração transparente. O Ministro trata isso como ‘fake news’. Como se fosse uma bobagem dizer que as urnas são vulneráveis.”
Em dura crítica, a ativista ainda complementou: “Isso não é democracia. Isso é totalitarismo de alguém que ocupa uma cadeira do TSE, que é um órgão executivo, e que recusa a cumprir a lei e quer impor aos cidadãos brasileiros a sua crença na urna eletrônica. O ministro foi raso, extremamente infeliz”.
Beatriz Kicis também lembrou que participou de encontros no Tribunal Superior Eleitoral em reuniões sobre o assunto. “Estive presente em audiências públicas no TSE, perante o ministro Fux, que ouviu a população, ouviu técnicos. E hoje deixou claro que está apenas brincando de fazer democracia”, concluiu a crítica.
Assista a entrevista de Fux a Bial na íntegra clicando aqui.
Beatriz Kicis
Uma das principais influenciadoras da direita brasileira, Beatriz Kicis se notabilizou nas redes sociais durante a campanha de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Seguida por centenas de milhares de pessoas, a ativista também tem defendido a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da república.
+ ‘Com o voto impresso, ganharei no primeiro turno’, diz Bolsonaro
+ ‘Nas Ruas’ admite novos protestos se TSE mantiver impressão em 5% das urnas
+ Advogados pedem à Justiça que TSE faça novo teste nas urnas antes das eleições
[wp_ad_camp_3]