fbpx

Mobilização para protesto contra exibição de filme sobre Olavo de Carvalho faz universidade recomendar o cancelamento

Evento de exibição do filme "O Jardim das Aflições" estava programado para esta segunda e os grupos estariam querendo organizar um protesto

Compartilhe

(Foto: Divulgação / O Jardim das Aflições)

O site Bahia Notícias divulgou uma informação que põe mais lenha na fogueira do incômodo que iniciativas liberais e conservadoras vêm causando. De acordo com a notícia, centrais sindicais estariam planejando se reunir nesta segunda, dia 13, para protestar contra a exibição do documentário “O Jardim das Aflições”, sobre o filósofo Olavo de Carvalho, na Universidade Federal da Bahia.

Segundo Rodrigo Pereira, um dos organizadores, a premissa é “evitar o crescimento de discursos separatistas dentro do espaço público”. Ele acredita que a universidade pública “não pode ser espaço de multiplicação do preconceito e de fascismo” e que é inaceitável reproduzir “um discurso de supremacia branca”.

[wp_ad_camp_1]

A ideia é que a ação se concentre na área externa do Pavilhão de Aulas da Federação (PAF III), em Ondina, de maneira semelhante ao ato ocorrido na Universidade Federal de Pernambuco, que terminou em agressão e confronto. O mesmo Rodrigo Pereira disse que não deseja que isso se repita na Bahia, mas “não descarta que uma confusão semelhante pode acontecer”, porque “infelizmente os fascistas usam a violência se achando a soberania branca”.

Houve uma vaquinha online para arrecadar verba para a realização do evento. No material de divulgação, é dito que “este é apenas o primeiro filme que será exibido na universidade”, mas nenhum grupo específico assumiu a autoria da iniciativa. O professor Rerisson Cavalcante disse que o filme estava programado para ser exibido a partir das 18h30, com entrada livre, mas a unidade teria recomendado o cancelamento, por não haver tempo hábil para garantir a segurança. A decisão estaria sendo avaliada pelos estudantes.

[wp_ad_camp_2]

 

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?