fbpx

Shows milionários pagos pelo estado: escolhemos o alvo errado

Compartilhe

Entre os liberais, há um consenso de que o investimento do estado em cultura deve ser diminuto, dada as causas prioritárias, e muitas vezes esquecidas, em que o dinheiro dos impostos deve ser usado. É um caso para se avaliar, se este é um consenso para a maioria da população brasileira ou não. Eu acredito que sim.

Recentemente, pipocaram nos portais de notícias e pelas redes sociais algumas informações de que famosos cantores, com posicionamentos políticos da esquerda à direita, receberam altas quantias de dinheiro público, em alguns casos a cifra chegava a milhão, para realizar um único show. Um dos casos mais marcantes foi o pagamento de R$800 mil por um show feito em uma cidade de apenas 8 mil habitantes.

A população se enfureceu e partiu ao ataque contra esses artistas, manifestaram seu descontentamento com cobranças nas redes sociais, críticas por tweets, correntes de whatsapp e até mesmo o unfollow. É possível perceber em alguns casos a indignação seletiva, reclamações voltadas ao sertanejo bolsonarista ou à cantora pop lulista. Mas a maioria das reclamações independe do posicionamento político do artista.

Há algo nobre nesta situação. A moral da população é diretamente atacada quando se depara com um gasto exorbitante, principalmente quando este não é direcionado para as principais necessidades das pessoas, enquanto filas em hospitais aumentam e as escolas se mostram cada vez mais precárias. Mas o erro está no alvo do ataque.

Revoltada com a situação, e com razão, a população escolheu apontar os artistas como alvo e direcionou toda sua artilharia para eles, talvez na tentativa de constrangê-los, de forma que evitem as propostas por esses shows. A verdade é que os artistas fazem parte de um ciclo vicioso de décadas, em que prefeitos, a maioria de pequenas cidades, contratam shows e artistas com intuito de obter ganhos eleitoreiros, promovendo uma grande festa que lhe garanta popularidade e até a reeleição.

O alvo, portanto, da revolta da população e das investigações deve ser voltado aos prefeitos, e aos políticos em geral, que promovem tais shows com dinheiro do povo para se beneficiar eleitoralmente. Ao mirarmos na fonte do problema, cortaremos o mal pela raiz e impediremos a perpetuação deste ciclo e, queira Deus, a reeleição de muitos deles.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?