fbpx

Fernando Holiday: o liberal mais inteligente da janela partidária

Compartilhe

Eleito aos 20 anos o mais jovem vereador da história do município de São Paulo em 2016, Fernando Holiday realizou em seu primeiro mandato muito mais do que o esperado. Por conta de sua juventude e seu histórico como polêmico ativista, muitos esperavam apenas a energia de um jovem indignado, mas viram a atuação de um precoce parlamentar extremamente produtivo. Foi o primeiro vereador da capital a aprovar uma revogação de normas e leis, relatou uma complexa reforma previdenciária e desburocratizou os setores de zeladoria urbana e funerário, tudo isso batendo recordes em economia do dinheiro público.

O bom desempenho o reelegeu com uma votação ainda maior do que a anterior e sua habilidade de articulação o fez segundo secretário da mesa diretora, contribuindo assim com uma das gestões mais austeras daquela casa legislativa ao extinguir supersalários da Câmara a partir de uma ação individual. Holiday cresceu e surpreendeu.

Seu sinal mais vital de maturidade política veio com sua saída do MBL, filiando-se ao NOVO logo em seguida. Um ano depois, o movimento feito pelo jovem parlamentar provou-se assombrosamente preciso.

O MBL derrapou: deixou o Patriota, migrou para o Podemos e terminou no União Brasil, ao lado de antigos membros do DEM e do PSL. Enquanto isso Holiday apostava na candidatura de Vinícus Poit, ao invés de apoiar Arthur do Val, então candidato mblista. Assediado por Sérgio Moro e pela construção de uma “terceira via”, manteve-se no NOVO ao lado de Felipe D’Ávila. Em disputa pela “cabeça de chapa” entre os pré-candidatos a Federal, ficou no único partido liberal do Brasil, enquanto Daniel José optou por aventurar-se no Podemos da Família Abreu ao lado de Heni.

Holiday venceu. Manteve-se longe das principais polêmicas dos últimos meses (até mesmo quando elas partiram de suas colegas de Câmara Municipal…), firmou posição no partido que lhe proporciona maior densidade eleitoral e fortaleceu a sua imagem como um político hábil, realizador e maduro para o desafio que se propõe: continuar seu trabalho em Brasília.

Alguém pode me apontar como suspeito: sou amigo do Fernando, mas como Colunista do Boletim da Liberdade eu faço análise, e esta, até a eleição de outubro, é incontroversa. Fica o desafio.

Foto: Afonso Braga

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?