fbpx

Precisamos falar sobre Bitcoin

Compartilhe

Já não é a primeira vez que minha família questiona a definição de alguns termos do mercado financeiro. Desde que comecei a trabalhar em uma Fintech¹, há dois anos, as mesmas perguntas e tentativas de explicação permeiam nossos almoços de domingo. Papai, por exemplo, acredita que basta fazer um depósito numa conta imaginária com o nome do ativo no qual desejo especular² para que, no dia seguinte, uma quantia incalculável possa ser sacada. Uma amiga já é um pouquinho menos sonhadora, admitindo seu desconhecimento e perguntando as mesmas coisas sobre assuntos que não compreende. Em resumo, minhas explanações sempre recebem uma resposta em suspiro “ah, isso é muito difícil. Não entendo”.

A última frase causa indignação, mas explica muito sobre quem somos como nação³: Mulheres e homens que se acostumaram com uma realidade na qual as decisões importantes são centralizadas e tomadas pelo governo, incluindo as trocas. O Estado, teoricamente, desde sempre existiu com a premissa cínico-benevolente de gerar justiça social, redistribuindo a riqueza acumulada pela população. Se há algo ou alguém disposto a fiscalizar esse mecanismo me retornando benefícios sem esforço físico, por qual motivo procurarei entender seu funcionamento?

[wp_ad_camp_1]

Essa é a ideia inconscientemente implantada nos cidadãos do nosso país. Não ensinamos as gerações anteriores – e tampouco a atual – a compreender o sistema de trocas em que estamos inseridos, redistribuindo pobreza aos contribuintes e engordando os cofres públicos dos “sábios estatistas” (por favor, percebam a forte ironia). O fato é que nossas vidas são controladas pela instituição que está monitorando o sistema de trocas. Infelizmente, há milhares de anos notou-se que a falácia do almoço grátis poderia não só manter as pessoas sob controle, mas restringir-lhes a liberdade e sustentar os responsáveis. Assim se formou a maior quadrilha institucionalizada da face da terra. Sim, estou falando do Estado de novo.

Neste primeiro momento, não pretendo defender criptomoedas, taxá-las como modinha, bolha ou qualquer outro julgamento. A proposta é trazer algumas reflexões antes de adentrarmos no universo cripto juntos. Sendo assim, você gostaria de integrar uma revolução contra o poder Estatal de determinar a forma como nos relacionamos uns com os outros? Se sim, aguardo você nos próximos artigos para que possamos descobrir como. Vale lembrar que a concepção do Bitcoin é fundamentada em pressupostos altamente libertários, mas não será necessária a construção de um tanque de guerra para atropelar o Estado.

¹ Empresa de tecnologia que busca inovar serviços do mercado financeiro.
² Crença de que uma queda ou aumento na procura de determinado ativo irá ocorrer. O especulador busca o lucro em curto prazo através de operações que acompanham esse comportamento da oferta/demanda.
³ Grupo de indivíduos que partilham costumes resultantes de fatores políticos, culturais, sociais e históricos.

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?