fbpx

Lewis Hamilton e a Reforma Tributária

Compartilhe

*Por Fabricio Camozzato

Não é novidade que no Brasil urge a realização de grandes reformas, como a tributária. O Sonho de Valsa era classificado como bombom de chocolate sujeito à alíquota de 5% de IPI, mas, após uma mudança de embalagem, sua classificação foi alterada para wafer, e a alíquota reduzida a 0%. O sapatênis, afinal, deve ser tributado pela alíquota do sapato ou do tênis? A comida consumida tanto pelo bilionário quanto pelo pobre desempregado sofre a mesma carga tributária, de modo que ambos se sujeitam ao mesmo tributo no consumo, embora com enorme diferença de capacidade financeira.

Trata-se de pequenos exemplos do que precisa ser superado em uma reforma que deverá ser, evidentemente, muito mais ampla e abrangente. Nosso sistema tributário é injusto e está constantemente atrasado face ao surgimento de novos produtos e tecnologias. Ainda assim, não parece haver sensibilidade dos nossos governantes acerca da priorização de tal pauta.

No seu projeto de governo, o pré-candidato e ex-presidiário Lula prometeu realizá-la, muito embora em catorze anos de poder seu partido não tenha adotado quaisquer providências nesse sentido. Bolsonaro, durante seu mandato, encaminhou uma proposta de reforma parcial e decepcionante, que em nada resolvia o manicômio tributário do país e que, felizmente, não foi aprovada. Na ideia de reforma de Lula, o objetivo geral seria maior taxação sobre as camadas ricas da população e menor impacto sobre os mais pobres. Contraditoriamente, pretende o retorno da contribuição sindical, que arrecadava 3 bilhões de reais quando obrigatória, alcançando meros 65 milhões em 2021, em sua fase facultativa. Ou seja, apenas 2% dos contribuintes preferiram seguir pagando o tributo sindical. O “voto” majoritário do povo não poderia estar mais claro, mas isso não importa. Ainda, Lula não percebe, ou finge não perceber, que a contribuição obrigatória prejudica muito mais os mais pobres do que os ricos, já que o tributo será deduzido do salário dos trabalhadores. Ricos não trabalham de carteira assinada.

Mas está tudo bem, pois, enquanto isso, a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para a concessão de título de cidadão honorário do Brasil a Lewis Hamilton, com voto favorável de todos os partidos, exceto o Partido Novo.

Prioridades, afinal.

*Fabricio Camozzato é associado ao IEE.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?