fbpx

Ideias para iluminar a escuridão

Compartilhe

Ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão, como nos ensinou o pensador austríaco Ludwig von Mises. É com esse propósito e foco que inauguramos a coluna do Instituto de Estudos Empresarias no Boletim da Liberdade: para debater ideias e temas que estejam na pauta das discussões no Brasil e no mundo, promovendo sempre os conceitos de liberdade.

O IEE (Instituto de Estudos Empresarias) é uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu há 35 anos, em meio à ditadura no Brasil, com o objetivo de formar jovens lideranças. Desde lá, preparamos empresários que valorizam a liberdade individual, o Estado de Direito e a Democracia. Temos compromisso com instituições inclusivas que geram prosperidade, incentivando líderes a criarem espaços de liberdade.

A partir de nossos eventos e da produção de conteúdo, buscamos fomentar o debate com políticos, empresários, intelectuais e entidades de classe, independentemente da visão ideológica e política de cada um, com o intuito de impactar e incentivar o compartilhamento de ideias para o avanço do cenário político, econômico e social do país.

Um desses espaços é o Fórum da Liberdade, conferência voltada ao público em geral que acontece desde 1988 e se estabeleceu como o maior fórum de intercâmbio de ideias da América Latina, assim reconhecido pela Revista Forbes. O evento atinge, a cada edição anual, cerca de mais de 5 mil pessoas presencialmente e mais de centenas de milhares de forma online.

No Brasil atual, certamente estamos enfrentando enormes desafios, talvez os maiores dos últimos 35 anos. Além de uma crise política e econômica, nos vemos diante da pandemia da Covid-19. Isso que, em se tratando de Brasil, desafio e crise parecem ser uma constante. Todavia, em tempos de tantas incertezas, a ilusão de que é o Estado quem deve resolver nossos problemas é ainda mais latente na cabeça da maioria dos brasileiros.

“Precisamos sempre incentivar o debate de ideias e o projeto de país e de sociedade que gostaríamos de ter”

A crise do coronavírus é urgente, mas passageira e atípica. Não podemos confundir com a crise econômica que o Brasil enfrenta desde 2014, fruto de um Estado inchado e de medidas protecionistas. Misturar as duas crises equivale a comprometer nossa capacidade de recuperação no futuro e a perpetuar uma crise que por si só já é muito grave e profunda. Nessas horas, surgem também muitos pedidos oportunistas que se valem do grave contexto para obter benefícios. Todo cuidado é pouco, porque estamos colocando nosso futuro em risco. E para o rombo de contas públicas, não há qualquer vacina que previna da pobreza e do caos.

Muitas pautas econômicas importantes ficarão de lado neste longo período de quarentena, mas devemos aproveitar este momento para refletir de que forma iremos proteger as pessoas no mundo pós-Covid-19, como sairemos desta crise, com qual tamanho de Estado, e que tipo de Brasil queremos para os que sobreviverem à pandemia.

Diante disso, reforçamos o que foi mencionado no começo desse breve artigo: precisamos sempre incentivar o debate de ideias e o projeto de país e de sociedade que gostaríamos de ter. Utilizaremos este espaço para que os associados do IEE possam discutir e opinar sobre os temas que estão em pauta no país e no mundo. O nosso objetivo será sempre o mesmo que move o IEE: construir um Brasil mais próspero e, principalmente, mais livre.

Continuaremos cumprindo com a nossa missão de preparar líderes para criarmos mais e mais espaços de liberdade. Seguiremos fazendo o nosso papel, ainda que uma pandemia tenha dado aos governantes a desculpa perfeita para limitar as liberdades individuais. Estaremos aqui, com a chama acesa para superá-lo. Afinal, como já nos ensinou John Curran: o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Júlia Evangelista Tavares – Presidente do Instituto de Estudos Empresariais

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?