fbpx

João Amoêdo, a escolha certa

Compartilhe

PEDRO DUARTE*

Ontem, o partido NOVO informou a todos seus filiados por email a novidade: que João Amoêdo, fundador do partido, tinha aceitado o convite de 36 dos 40 integrantes da Convenção Nacional para ser pré-candidato à presidência da República nas eleições de 2022. É a melhor escolha que poderíamos fazer hoje.

Eu poderia explicar isso com base na trajetória do João como idealizador, fundador e presidente do NOVO. Ninguém conhece melhor os valores do partido nem se dedicou tanto à existência da instituição – mas, concordo, isso não seria suficiente para justificá-lo como um futuro nome na urna para o cargo mais importante do nosso país. Precisa de mais, muito mais do que isso.

[wp_ad_camp_1]

A carreira profissional de sucesso também poderia ser um bom motivo, por atestar sua capacidade de gestão e superação de desafios – no entanto, muitos outros bons nomes também possuem essas qualidades. É necessário ir além, e pontuar o que, na minha opinião, são os maiores méritos de Amoêdo numa eventual disputa eleitoral.

Primeiramente, ele já disputou uma eleição geral e ficou na frente de candidatos tradicionais com maior visibilidade e recursos, como Henrique Meirelles, Marina Silva, Alvaro Dias e Guilherme Boulos. Dos partidos menores, teve o melhor resultado, mesmo basicamente sem tempo de TV, sem usar recursos públicos e sem poder participar dos debates.

De lá pra cá, mesmo sem mandato e renunciando à presidência do NOVO, João Amoêdo não deixou de pontuar nas pesquisas, aparecendo sempre na casa dos 4% ou 5% dos votos. Melhor: fez isso marcando posição de forma dura e correta, criticando o governo federal, as falhas e incoerências da esquerda e a falta de uma agenda reformista no Brasil. É esse equilíbrio e compromisso com a defesa da liberdade econômica e das reformas que nós precisamos.

“Ele já disputou uma eleição geral e ficou na frente de candidatos tradicionais com maior visibilidade e recursos, como Henrique Meirelles, Marina Silva, Alvaro Dias e Guilherme Boulos”

Aqui, aliás, está o maior reconhecimento que precisamos fazer ao pré-candidato. Já em 2018, em um momento que muitos acreditaram rapidamente na “vitória da agenda liberal”, João apontou que Bolsonaro ‘nunca tinha contribuído para nada em duas décadas de atividade parlamentar’ e que, por isto, era ‘muito cético ao seu discurso’. Expôs as fragilidades das crenças do governo, o que se mostrou verdadeiro com o tempo – que, convenhamos, do liberalismo econômico, político ou social passou muito longe.

E foi ele quem, desde o início, muito antes dos demais, denunciou o rápido abandono da suposta agenda liberal pelo governo federal, que deu espaço ao Centrão, ao corporativismo e à conveniência eleitoral. Por essa coerência e posicionamento firme, por alguns começou a ser taxado de “oposição”. Tolice. João Amoêdo (NOVO) é a posição de defesa dos nossos valores e princípios que precisamos em 2022, e para isto trabalharemos.

*Pedro Duarte é vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Novo, eleito para seu primeiro mandato em 2020.


Foto: Marcos Corrêa/PR

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?