fbpx

Por uma ponte da Gamboa ao Tejo

Compartilhe

Por Marcus Dias*

Fechar os olhos na Gamboa e acordar na Avenida 24 de Julho em Lisboa, num primeiro momento, pode nos dar a impressão de que ainda seguimos na mesma cidade que, em virtude da enorme similaridade do Tejo com a nossa baía, deu ao desbravador português, que por aqui chegou, a impressão de estar aportando numa terra nova por meio de um rio.

Para além do idioma, da arquitetura, da culinária, da literatura, a geografia da capital lusitana é, inegavelmente, parecida com a da capital que Dom Joāo VI escolheu para ser a sua aqui no Brasil. É impossível olhar para o rio declamado em versos por Camões e não lembrar da nossa Guanabara; os bares, a gente bonita e alegre nas ruas, a música típica que nos lembra muito o nosso chorinho, até a ponte que nos une ao restante do Estado se assemelha com a que liga a capital portuguesa ao seu redor. Se há uma cidade irmã do Rio de Janeiro é Lisboa!

Mas se no macro a semelhança é máxima, no micro, ao olharmos para a vida do carioca e do lisboeta, as diferenças são maiores do que a extensão do Atlântico. A começar pelo trânsito que, na terra natal de Fernando Pessoa, não nos dá a impressão de paralisia por lá, passando pela indefectível limpeza absoluta da cidade que nos faz, muitas vezes, ter a impressão de que vivemos, por aqui, numa casa nunca faxinada. Mas o que nos chama mais atenção nesta diferença é em relação ao turismo e ao lazer, vocações inequívocas da Cidade Maravilhosa que, perto da atividade lisbonense, nos faz parecer uma vila do interior de deus-me-livre ou uma cidade fantasma da China.

Enquanto o centro de Lisboa é um organismo vivo, com intensa atividade cultural, de lazer e turística, nosso centro do Rio é uma entidade em estágio de decomposição, onde não se vê vida, não se tem segurança e não há atividade pulsante que gere riqueza à cidade, como existia desde os tempos imperiais.

Se há mais de 500 anos foram as naus de Lisboa que vieram aqui nos conhecer agora, nos parece, que é a vez de fazermos o inverso e irmos buscar em nossas raizes lusitanas soluções para problemas que hoje temos por aqui e eles já superaram por lá. Buscar soluções em cidades como Nova Iorque, como se costuma ouvir de alguns, pode parecer tentador mas – em que pese o esforço do maestro Tom Jobim – hoje em nada se assemelha o Soho à nossa Gamboa.

Voltarmos nosso olhar para além-mar é uma ótima alternativa para a cidade do Rio de Janeiro. As armas para redescobrir nossa vida cultural, ativar nossa mobilidade e recuperar nossa conservação, especialmente na área central da cidade, são os instrumentos de gestão; e os barões assinalados, hoje, são todos aqueles que na certidão, ou em espírito, se consideram cariocas da gema…

*médico formado pela UFF, com MBA em gestão em saúde pela USP e mestrado em economia pelo IBMEC.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?