fbpx

Adeus, Lênin!

Compartilhe

Na data de celebração da reunificação da Alemanha, revisitei o filme título da coluna, e tirei do empoeirado escaninho da memória minhas impressões dos idos de 2004, para agregá-las às novas geradas pelas mesmas imagens. Rever uma obra é como reencontrar um amigo, perceber nele feições e gestual que você jamais havia notado, e correr o risco de, pelo mero efeito do tempo, desencantar-se ou admirar-se diante do velho conhecido. Para minha sorte, aquela que foi, um dia, apenas uma trama de afeto familiar, adquiriu dimensões bem mais amplas que tenho a alegria de compartilhar aqui.

O longa, ambientado na extinta Berlim Oriental (na então DDR), é protagonizado por uma professora que, após uma dolorosa separação decorrente de perseguição política, se torna uma aguerrida socialista, dessas “casadas com a Pátria”. À toda evidência, a guinada teria sido fruto de uma estratégia de preservação, própria e da prole em tenra idade, naquele universo onde a simples não-filiação ao partidão já valia a alguém o rótulo de inimigo do povo. Anos depois, essa senhora, diante de uma cena bem evocativa do trauma de outrora, sofre um AVC, e entra em coma por meses, enquanto caía o Muro e todo o seu mundo desabava, como dito por seu filho, fio condutor da estória. Durante aquele longo sono, o narrador e sua irmã haviam arrumado empregos na iniciativa privada, a temida Stasi havia desaparecido, e os bustos de Lênin e Marx haviam sido substituídos pelo símbolo da Coca-Cola. 

Saída do estado letárgico como que por milagre, e ainda em risco, a professora passa a ser tratada como um cristal pelo filho que, receoso sobre a reação da mãe a mudanças tão radicais quanto súbitas, decide cercá-la em uma redoma, recriando, entre quatro paredes, a antiga DDR. Ou o que ele gostaria que tivesse sido a DDR, como reconhecido pelo próprio, ao final do filme, em tom desolado. E, para alcançar seu feito, recorre a expedientes criativos, como a gravação do que seriam os pasteurizados telejornais da era comunista, e a colocação, nos novos produtos, de sinais dos antigos. Engraçado e tocante ver aquele filho amoroso procurar rótulos da marca estatal de pepinos, encontrados apenas em caçambas de lixo, já que o mercado emergente havia debandado rumo aos pepinos Holandeses. 

Na minha revisita, não parei de me perguntar as razões que levam seres humanos a bloquearem suas percepções sensoriais, a pararem de pensar e a negarem dados objetivos para aderirem à narrativa imposta por um líder ou, no caso do filme, pelo establishment da “Grande Pátria Socialista”. A obsessão pela marca estatal e a demonização apriorística de logotipos de multinacionais são aspectos da rejeição absoluta a um grau mínimo de incertezas, nosso temor desde as cavernas, mas que não encontramos meios de contornar. Afinal, se, por um lado, a DDR reprimia as liberdades e não atendia às necessidades de uma sociedade de consumo, por outro, os ventos da mudança vindos do ocidente traziam a reboque o desemprego em massa, desabastecimento, redução no poder de compra e cargas-horárias extenuantes para os padrões socialistas. 

Agarrados à suposta segurança provida pelo Estado, nós, humanos, chegamos a dar narrativas rocambolescas aos fatos, apenas para não ferir nossas crenças. Foi o caso, no longa, do momento em que a mãe escapa ao seu ninho, depara com o novo cenário, e ouve do filho que os ocidentais estariam em migração maciça rumo à DDR, exaustos que estavam de tanto trabalharem em prol do lucro capitalista. Para corroborar a explicação, o jovem grava um último vídeo que assiste ao lado da mãe, e, nessa cena, a comovente troca de olhares entre ambos soou, para mim, como um agradecimento implícito da senhora pelos esforços do rapaz em tornar a realidade mais palatável. Gratidão daquela que, após experimentar os horrores do regime, teve de incorporar o fundamentalismo socialista como sua única verdade possível.

Adeus, Lênin? Jamais! Aquele que crê sem direito a dúvida não tolera sequer um “até breve”.  

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?