fbpx

O Império dos sentidos

Compartilhe

Em notas tímidas, foi divulgada a prática de sexo grupal por alunos do Colégio Pedro II, na faixa entre 12 e 19 anos, em unidade escolar do Rio. Segundo as notícias, o estabelecimento teria instaurado um processo disciplinar, e a polícia uma investigação, com advertência ao Conselho Tutelar. Porém, o evento caiu no esquecimento da mídia, e nem a escola, nem as autoridades policiais, as do MP, ou judiciais demonstraram preocupação em apurar e punir a realização de uma bacanal na instituição de ensino, em uma inércia conivente do mundo adulto com a sexualização precoce e os estragos dela decorrentes.

O fato me trouxe à memória outro jovem, cuja trajetória remonta ao início dos tempos, e que se tornou uma referência para o ocidente, não apenas pela beleza, como pela sabedoria à frente de um dos maiores impérios da antiguidade. Falo de José do Egito, figura do Gênesis que ganhou contornos vívidos na coletânea José e Seus Irmãos, onde Thomas Mann, com precisão anatômica, acompanha a saga desse herdeiro de Israel e favorito do patriarca, desde seus verdes anos ao lado do pai em Canaã, passando por seu lançamento ao fosso e venda como escravo pelos próprios irmãos, até a ascensão a plenipotenciário de Faraó.

É mediante uma segunda venda que José, recém-chegado ao Egito, se torna criado do cortesão castrado Petepré, primeiro lidando com serviços brutos, para, em seguida, atuar como braço-direito do intendente, e, após o falecimento deste, passar a ser, ele mesmo, o gestor da casa. Somente então é que desperta os olhares da esposa do dignitário, Mut, que, fracassada na tentativa de renegar o próprio desejo, se entrega ao assédio diuturno do novo administrador. Durante três anos de obstinada caça, José, a presa, nem rompe o canal das comunicações provocativas, o que estaria a seu alcance, nem cede à tentação da mulher do castrado. Como diz Mann, conduz ao extremo o amor da senhora, como já havia, em sua vida pregressa, levado ao auge a ira dos irmãos, e passa a cavar o seu “segundo fosso”, que viria a ser o encarceramento injusto, como pena para o estupro jamais praticado contra a egípcia.

Naquele triênio de encontros melosos com Mut, a ambiguidade na conduta de José descortina um conflito entre sua soberba, no deleite de sentir-se cortejado e na autoconfiança de gerenciar a situação sem traumatismos, e sua preocupação em permanecer casto. Contudo, quais motivos teriam levado o hebreu, que, mais tarde, viria a casar e ter filhos, a demonstrar tamanha obstinação com a própria castidade, logo no ápice da formosura, da solteirice, e da ebulição dos hormônios?  Como explicação a essa reação anômala aos desejos, ainda mais em idade, por si, convidativa à volúpia, Mann elenca razões que induziram José a transformar uma monótona privação de prazeres em uma castidade alegre, e até arrogante.  

Em uma sequência de solilóquios mentais, de duração incompatível com o imediatismo da satisfação dos prazeres, o filho de Israel concebe motivos das mais diferentes ordens para “conservar-se puro”, em uma lista que rende uma dezena de páginas de Mann. Assim, seja pela consciência de ser o escolhido de Deus para trilhar um caminho austero rumo a grandes feitos, seja pela recusa em trair a confiança de Petepré, seja ainda pelo apreço a uma virilidade que não lhe permitia ser mero objeto da cobiça de outrem, certo é que o José retratado por Mann consegue racionalizar um desejo carnal, fazendo triunfar sua deliberação sobre os impulsos da natureza. Apesar de encarcerado após a denúncia caluniosa de Mut, José encerra esse episódio ainda mais senhor de si e mais livre, até da tirania dos próprios instintos.

Imagino que, se tivessem tido acesso a estórias como a de José, talvez os jovens do Pedro II tivessem freado seus impulsos, pelo menos na escola. Mas, a quem interessa disseminar o exemplo bíblico inspirador de Mann, no país onde o populismo só se perpetua graças à ignorância de uma massa paralisada pela bestialização?


Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?