fbpx

Independência, a reconquista

Compartilhe

Há quatro anos, ardia o Museu Nacional, e, nas labaredas, se apagavam tesouros do nosso acervo histórico, dentre os quais as peças egípcias de D. Pedro I. Foram relíquias expostas à negligência de uma universidade federal, cuja nata, preocupada com doutrinação e não com a manutenção das instalações, permitiu a destruição de um patrimônio inestimável por curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Nenhuma prevenção, nenhuma apólice de seguro, e, de um instante ao outro, a magia se reduziu a cinzas.

Após a entrega da fachada do Palácio que abriga o museu, o projeto ambíguo sobre a realização de uma autêntica restauração de interior nos coloca na iminência de ver o lar da família do primeiro monarca do Brasil independente transformado em um imóvel de tijolinhos e ferros. A par dessa possível descaracterização, ainda pairam suspeitas de irregularidades nas obras. Como de hábito, descaso com as tradições e permissividade no abuso de dinheiro público, em um binômio venenoso para o crescimento de uma nação.

Para meu consolo, assisti à série Brasil, a última Cruzada, relançada pela produtora Brasil Paralelo em comemoração ao bicentenário da nossa independência. Em mais uma iniciativa de desconstruir narrativas nefastas, a BP apresentou o Brasil como “filho” de Portugal, e a nossa História visceralmente atrelada à daquele país da península ibérica que, apesar da pequena extensão, se notabilizou pela coragem e perseverança de seus fundadores. Após 700 anos de combates para a expulsão dos mouros e a reconquista de seu território, Portugal, já ao final da Idade Média uma potência naval, mirou novos horizontes, e não apenas para a obtenção de riquezas, mas para a chegada à “terra prometida”, onde os lusíadas cumpririam sua missão civilizatória por meio da arriscada empreitada ultramarina que viria a ser sua última cruzada.

Um dos pontos altos da série foi a inserção de uma animação sobre perda de elos primordiais, nesse caso, sobre a distância entre um pai moribundo e seu único filho. O jovem, verdadeiro zumbi pairando pela marginalidade das ruas e alheio à trajetória familiar, é assolado por visões da participação de seus ancestrais em batalhas decisivas para o surgimento da nação Portuguesa. Ao longo da projeção, não pude deixar de associar as cenas à obra A Ilustre Casa de Ramires, tributo de Eça de Queiroz aos anos da grandeza lusa, em contraponto ao que o autor enxergava como a pasmaceira decadente de sua época.

No livro, o protagonista Gonçalo Ramires, cuja linhagem remontava à própria origem de Portugal, arrasta uma vida medíocre, em declínio financeiro e distante da tradição de seus ascendentes, até receber a proposta de publicação de uma novela sobre os Ramires, cujo apelo patriótico poderia lhe valer popularidade e o ingresso na vida política. Aceita a oferta, Gonçalo posterga os trabalhos, até que, sob pressão, se lança no relato da epopeia de um de seus avós medievais, Trutesindo, em uma vingança épica contra o assassino de seu filho.

Durante o curso, em paralelo, das tramas de Gonçalo e Trutesindo, o jovem, movido pela frustração de não ter herdado as virtudes dos avós, vai abandonando a mesmice de seus dias, desiste da política e se aventura em uma empreitada impensável para o outrora covarde descendente de fidalgos. O contato com as estórias de sua linhagem promove o amadurecimento de Gonçalo e o impulsiona a uma trajetória heroica, digna dos Ramires de outros tempos.

Tanto a série da BP quanto o romance de Eça nos fazem refletir sobre a consciência da ancestralidade como fator indispensável à formação da identidade de cada um de nós. Afinal, só reconquistaremos a autonomia de pensar e agir, comprometida por décadas de imbecilização, se estudarmos a História do nosso povo, e a tomarmos como referência para nossas escolhas. Assim fizeram a BP e Gonçalo Ramires, e assim devemos fazer nós, se não quisermos reduzir a dimensão da nossa humanidade ao frenesi de stories e curtidas…

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?