fbpx

Que Mel Gibson nos ajude

Compartilhe

Eu nunca fui muito fã de filmes de fim do mundo, apocalipse, tragédia global etc. Essa sensação de que o fim está próximo, que algum colapso vai engolir a sociedade, que o estado do Rio de Janeiro vai virar Mad Max, nunca foi muito a minha praia para entretenimento.

Mas aí, resolvi ler o relatório mais recente do Tesouro Nacional sobre a capacidade de pagamento dos estados. Só conseguia pensar naquela cena de 2012 em que o Cristo Redentor desaba em ruínas no meio do fim do mundo.

O RJ tem literalmente a pior avaliação possível do Brasil em Capacidade de Pagamento (Capag): a famigerada nota D. Ou seja, ninguém nunca perguntou, mas talvez o Tesouro Nacional preferisse jogar todas as suas economias num caça-níquel clandestino da Lapa do que emprestar dinheiro para o estado fluminense. Afinal, dá pra dizer que a chance de ter o dinheiro de volta no primeiro caso é muito maior.

Para não ser tão injusto, estamos tecnicamente empatados com dois outros grandes estados que também tiveram nota D: Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O grande problema é que, ao contrário de nossos co-irmãos federativos, nossa proporção dívida/receita é de 325%. Isso significa que o que a gente tem que pagar todo ano é mais do que o triplo do que somos capazes de arrecadar economicamente. E é um índice muito acima do que os já altíssimos 223% dos gaúchos; e dos 200% dos mineiros.

Tudo isso, em um cenário onde não acompanhamos grandes movimentos para reformas estaduais aqui no RJ. A Previdência pública continua engolindo uma parcela enorme do orçamento, gastos de procedência duvidosa continuam sendo realidade – com direito a festinha particular do governador -, empresas “estratégicas” continuam recebendo isenções fiscais milionárias (e o fato de estarmos em pleno ano eleitoral pode ser só uma grande coincidência. Quem sabe?)…

O RJ caminha para um estado de insolvência de proporções apocalípticas. Cenário digno de qualquer filme do Roland Emmerich. Talvez com menos neve do que O Dia Depois de Amanhã, e um pouco menos global do que no filme 2012. Mas vocês pegaram o contexto.

Que Mel Gibson nos ajude…

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?