fbpx

Oportunidades para o futuro

Compartilhe

Após dois anos turbulentos, o Brasil começa a apontar o seu norte rumo ao futuro. Embora, nos dois anos anteriores, o país tenha passado por reformas como no setor previdenciário, o novo marco geral do saneamento básico, o fim da cobrança do DPVAT, a Lei de Liberdade Econômica, pacotes de concessão na área de infraestrutura e a abertura de capital estrangeiro no mercado aéreo, a turbulência política entre Governo Federal e Congresso Nacional, uma relação pouco delicada com setores da imprensa e a própria pandemia causada de Covid-19 acabaram sendo mais notícia do que as boas medidas tomadas por Jair Bolsonaro e sua equipe.

Todavia, mesmo com todas estas condicionantes, a gestão vencedora da eleição em 2018 vem conseguindo emplacar a sua agenda reformista – sobretudo após a eleição do Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados. Reformas importantes como a reforma administrativa, a reforma tributária e as privatizações de estatais como Eletrobrás e Correios vêm sendo pautadas, permitindo que o Brasil possa sair da crise da pandemia mais forte e ser uma nação mais livre.

Ainda que textos precisem ser ajustados como no caso da polêmica dos dividendos na reforma tributária, a gestão capitaneada por Jair Bolsonaro vem conseguindo êxitos significativos. No primeiro semestre, pautas como a MP do Ambiente de Negócios, a autonomia do Banco Central e a privatização da Eletrobrás já foram votadas, permitindo que o Brasil comece a ter um ambiente de negócios com maior previsibilidade e maior segurança jurídica.

[wp_ad_camp_1]

Muitas das vezes, a relação ríspida de Bolsonaro com a imprensa e as suas famosas “caneladas” em certas declarações acabam sendo mais notícia do que os bons resultados econômicos e as boas pautas levadas pela equipe ministerial. Todavia, muitos veículos de imprensa que realizam militância em vez de jornalismo noticiam as pautas positivas como “despiora” e como “infelizmente temos que dar notícia boa”. Não é novidade a imprensa escolher um lado em nosso país, como nos casos históricos de Samuel Wainer com Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand com Juscelino Kubitschek, Mário Wallace Simonsen com João Goulart e Roberto Marinho com os militares.

O Governo Bolsonaro sofre com problemas diversos na comunicação de sua gestão, até mesmo por ser uma gestão de rompimento com o que assistíamos até 2018 na forma de se fazer política em nosso país. Muitas das vezes, notícias como o fim da obra interminável da transposição do rio São Francisco, a cobertura social dada pelo auxílio emergencial durante a pandemia e a redução nas despesas governamentais não são veiculadas pelos veículos de imprensa, que preferem pautar declarações ríspidas do presidente na tentativa de vender o atual chefe do executivo como um despreparado que levará o Brasil a uma ditadura fascista, mostrando o desespero oposicionista em derrubar o Presidente a qualquer custo.

Com todos os entretantos, o Brasil vem se recuperando. Boas previsões econômicas em termos de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), controle da inflação, reorganização administrativa e queda no valor do dólar ditam o caminho do Brasil, gerando inúmeras oportunidades para o futuro. Precisamos de equilíbrio de todos os lados, evitando a histeria e a cegueira ideológica para que o Estado brasileiro seja mais livre e próspero. Não gostar do timoneiro do barco não pode ser motivo para torcida pelo naufrágio.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?